• Carregando...
Professores estão mobilizados em frente ao prédio da Assembleia Legislativa: nova greve tem relação com  votação de projeto de lei que muda regras da previdência. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Professores estão mobilizados em frente ao prédio da Assembleia Legislativa: nova greve tem relação com votação de projeto de lei que muda regras da previdência.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

A Secretaria Estadual de Educação (Seed) informou nesta segunda-feira (27) que 60% dos servidores da educação no Paraná aderiram à retomada da greve. A APP sindicato, que representa os funcionários e professores das escolas estaduais contesta o número e calcula que a adesão seja de 80%. O Paraná tem cerca de 70 mil professores e mais de 20 mil funcionários, além de mais de 1 milhão de alunos.

No mesmo comunicado, a Seed diz que vai começar a descontar os dias parados dos professores que aderiram ao movimento. “Os Núcleos Regionais de Educação estão orientados a repassar à Secretaria de Estado da Educação a relação completa dos profissionais que aderiram à greve”, diz o documento. O informe traz ainda a informação de que o acordo com os professores, firmado em março, teria sido cumprido integralmente.

A nota defende que o projeto de alterações no Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Paraná foi amplamente discutido nos últimos 50 dias. Segundo o governo, não há mais o que possa ser dito contra a proposta. O documento traz a defesa do argumento de que o governo estadual quer proteger o sistema previdenciário e equilibrar o caixa do estado.

APP Sindicato

A professora Marlei Fernandes, uma das diretoras da APP Sindicato, lamentou a medida tomada pelo estado. “O governo deveria abrir o diálogo com os educadores, e não ser novamente unilateral. Não concordamos com isso, vamos recorrer, vamos às últimas consequências para defender a nossa categoria.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]