• Carregando...
Agentes da PRF acompanham em tempo real o tráfego na BR 277 por meio de câmeras de vídeo-monitoramento | Bruno Soares/Gazeta do Povo
Agentes da PRF acompanham em tempo real o tráfego na BR 277 por meio de câmeras de vídeo-monitoramento| Foto: Bruno Soares/Gazeta do Povo

O efetivo da Polícia Federal (PF) que atua na região da tríplice fronteira em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, será reforçado em 30% a partir do de 1.º de agosto. A medida faz parte das ações de segurança desencadeadas no Brasil em função do início dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. As competições começam no dia 5.

Por questões estratégicas, a PF não divulga o número total de novos policiais que serão incorporados. Entretanto, uma entrevista coletiva está marcada para a data da chegada dos novos agentes. Na oportunidade serão apresentadas outras iniciativas de segurança que estão sendo tomadas pela corporação.

A assessoria de comunicação da PF adiantou ao jornal Gazeta do Povo que a região receberá também policiais do Paraguai e da Argentina. Agentes da Polícia Internacional (Interpol) trabalharão conjuntamente em Centros de Comando e Controle Integrado que serão instalados nas pontes internacionais da Amizade (Brasil/Paraguai) e da Fraternidade (Brasil/Argentina). Estratégias de integração entre as polícias e de reforço na segurança com vista ao período olímpico foram discutidas nos últimos meses e agora estão prestes a serem consolidadas.

À imprensa regional, o delegado-chefe da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Fabiano Bordignon, explicou na manhã desta sexta (22) que a integração da segurança pública na região da tríplice fronteira está planejada para atuar no combate a crimes que possam acontecer durante a realização dos jogos. “É um evento internacional e toda a atenção é importante. É um esforço muito grande de todas as polícias para ter um evento tranquilo”. Até o momento, as forças de segurança que atuam em Foz não registraram nenhuma ocorrência relacionada à práticas terroristas.

Além do aumento de efetivo da PF e a chegada de policiais dos países vizinhos, é esperado ainda para a região novos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o chefe da Delegacia da PRF em Foz do Iguaçu, inspetor Luiz Antônio Gênova, há 15 dias foram incorporados novos policiais ao “cinturão de segurança” que se estende Foz, passa pela cidade de Cascavel e segue até o município de Guaíra. Mais agentes são esperados.

A PRF acompanha o tráfego de veículos ao longo da BR-277 em tempo real por meio de câmeras de vídeo-monitoramento. O painel de controle fica dentro da delegacia da instituição em Foz

“Funciona como um cinturão de segurança. Contamos com agentes especializados para fiscalização de transporte de cargas e também de passageiros. Essa fiscalização começa com a abordagem de pessoas e termina com buscas minuciosas em busca de compartimentos ocultos dentro dos veículos. Para isso, dispomos ainda de cães farejadores”, afirmou Gênova.

O delegado da PRF informou ainda que as equipes atuam de forma volante em pontos estratégicos. “Iniciamos uma operação em um local e de forma repentina mudamos. Isto nos confere o efeito surpresa que é de fundamental importância para combater ações criminosas”, completou o inspetor.

Armas

Dados apresentados pela delegacia da Receita Federal local apontam que o número de apreensões de armas e munições na região aumentou de 432, no primeiro semestre de 2015, para 2038 nos primeiros seis meses de 2016.

A RF informa que de janeiro a junho deste ano foram realizadas 97 prisões em flagrante delito. As principais causas dessas prisões foram tráfico de drogas, de armas e munições, além da prática do crime de contrabando de cigarros, medicamentos e anabolizantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]