
Morreu ontem Ernani Ribas do Valle, o mais conhecido maître de Curitiba. Carinhosamente apelidado pelos amigos de "o Gordo", Ernani trabalhou por 43 anos no restaurante Madalosso. Sempre sorridente, recebia todos os clientes com respeito e felicidade. Para os colegas de trabalho, Ernani era o símbolo de Santa Felicidade, bairro curitibano tradicionalmente lembrado pelos restaurantes.
Foi office-boy em um loja de material de construção e aos 12 anos começou a trabalhar como garçom. A sócia-proprietária do restaurante, Flora Madalosso Bertolli, conta que Ernani começou no antigo Madalosso e chegou a ajudar na construção do novo.
O garçom Agenor da Silva o Expresso trabalhou com Ernani durante 35 anos. "Ele era um diplomata, além de trabalhar para divulgar o nome do restaurante também era um divulgador de Santa Felicidade", conta. Segundo Agenor, o carisma de Ernani era o que o diferenciava dos demais. "Ele era uma pessoa que fazia amigos em qualquer lugar aonde chegava", afirma.
Além do carisma, a boa memória era uma das qualidades de Ernani. "Ele podia conhecer hoje um pessoa que vinha lá do Nordeste e, um ano depois, se aquela pessoa voltasse ele saberia o nome e de onde ela era", disse Flora.
Acostumado a receber políticos e celebridades, um dos maiores desafios de Ernani foi recepcionar o grupo Menudos, no fim da década de 80. Um forte esquema de segurança teve de ser montado para a chegada dos músicos porto-riquenhos. Em 2006, Ernani recebeu o prêmio Mérito Operário Padrão da Câmara de Vereadores. Coxa-branca de coração, ele chegou a ser conselheiro do Coritiba.
Nos últimos anos Ernani exercia o cargo de gerente-geral e maître do Madalosso, mas para Flora ele era uma espécie de relações-públicas do estabelecimento. Há um ano e meio, Ernani se afastou do trabalho para tratar da diabete. Ernani morreu dormindo, aos 60 anos. Ele deixa dois filhos e uma neta.
Serviço:
O corpo de Ernani Ribas do Valle está sendo velado no Cemitério Parque Iguaçu. O sepultamento está marcado para as 11 horas de hoje.
-
Tensão, morte e incertezas marcam processo de retirada de não indígenas em São Felix do Xingu
-
PIB do 3.º trimestre deve refletir estagnação da economia brasileira
-
O que a CPI do Abuso de Autoridade pretende investigar
-
Mais imposto aos estados, mais poder aos prefeitos: reforma mexe com herança, IPVA e IPTU
TSE não consegue notificar internautas multados em R$ 20 mil por dia por Alexandre de Moraes
Lobby da maconha: Câmara recebe exposição e audiência pública sobre “benefícios” da droga
Decisão do STF é vaga e impõe autocensura a jornais, dizem especialistas
Enquete: Decisão do STF, de punir imprensa por fala de entrevistado, configura novo abuso?