• Carregando...

Um site criado há cerca de um mês, para que os próprios cidadãos possam apontam problemas básicos de seus respectivos municípios, está em vias de encerrar suas atividades. Sem patrocínio ou financiamento, os diretores do Problema na Cidade (www.problemanacidade.com.br) informaram, por meio de uma nota divulgada na página, que o serviço deve ser "descontinuado" até o dia 30 de março.

"Infelizmente não conseguimos nenhum patrocínio para nosso projeto, e não recebemos nenhuma doação. Como todos sabem, não é barato manter e divulgar o serviço para que ele continue fazendo seu papel e, sem ajuda, não conseguiremos mantê-lo no ar", consta do texto.

O Problema na Cidade foi criado e desenvolvido por um grupo de amigos que vive em Rio Claro, no interior de São Paulo. Por meio do portal, o cidadão consegue descrever o que há de errado com a cidade em que vive. Hoje, há 11 filtros, que vão desde a falta de segurança a problemas de iluminação, de enchentes a questões de segurança.

Para apontar o problema, o cidadão precisa selecionar o estado e o município e, em seguida, marcar o endereço onde ocorre o problema. Por fim, ele descreve o que está havendo no local indicado. O "problema" fica marcado em um mapa virtual da cidade. Assim que as ocorrências forem sanadas, há um botão "problema resolvido" onde os internautas podem clicar e excluir a postagem do mapa.

Por e-mail, o leitor Marcos A Q Silva lamentou a iminência da interrupção das atividades do Problemas na Cidade. "Uma pena, pois vi ali uma maravilhosa ferramenta de participação popular para aqueles que muitas vezes são excluídos dos meios de comunicação, dos noticiários. Via também uma ferramenta para os próprios governantes enxergarem, de fato, os problemas das suas cidades", disse.

Reclamações

No Paraná, 169 problemas já foram listados por internautas, em 13 cidades distintas. A maior parte (69 deles) foi registrada em Curitiba. Em seguida, Francisco Beltrão (com 13 reclamações) e Colombo (com 12) aparecem no topo da lista paranaense.

Na capital, os buracos em asfalto lideram as queixas dos internautas, com 30 registros. Mas também chamam a atenção as reclamações por segurança pública, com 19 postagens, e problemas de iluminação, com 10 registros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]