• Carregando...
Instabilidade predomina na capital nos primeiros dias da semana | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Instabilidade predomina na capital nos primeiros dias da semana| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Depois de um fim de semana muito agradável em todas as regiões do estado, com máximas ultrapassando os 30° C no Norte e os 25° C em Curitiba e nas praias, ventos que sopram do Atlântico provocam chuvas ocasionais em toda a região Leste no final da tarde desta segunda-feira (12). As regiões de serra e o Litoral já amanheceram encobertas, assim como a capital e Região Metropolitana. O clima mais instável ao longo do dia pode se estender até União da Vitória e algumas cidades do Sudoeste, que registram mínimas de 13° C e máximas de 26° C.

Confira a previsão do tempo para a sua cidade

Segundo o Simepar, as chuvas que podem cair principalmente no Sul-Sudoeste do Paraná vêm acompanhadas de muito vento. “Devido ao forte aquecimento dos últimos dias teremos um pouco de inversão, com muitos ventos a partir de terça-feira (13). As chuvas são esperadas em maior quantidade amanhã [terça-feira, 13], mas hoje ao final do dia já pode haver pancadas isoladas. Serão chuvas esparsas, não muito carregadas”, aponta o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib, do Simepar.

Bom dia! Série de debates com prefeituráveis começa hoje

Leia a matéria completa

Ainda nesta segunda-feira (12), um sistema de baixa pressão atmosférica se intensifica mais ao norte da Argentina, na região de Buenos Aires, aumentando a instabilidade no Rio Grande do Sul entre a tarde e à noite.

Na madrugada de terça-feira (13), esse sistema de baixa pressão se alia a uma frente fria que se desloca pelo oceano, o que deve gerar temporais focalizados no extremo sul do país. No Paraná, o deslocamento desse sistema reforça as pancadas isoladas de chuva.

“A partir de quarta-feira [14], o tempo ficará estável em todo o Paraná, com temperaturas na casa dos 20° C na parte Sul e perto dos 30° C na região Norte. Não há possibilidade de queda brusca de temperatura nos próximos dias”, completa Kneib.

Em Curitiba, as máximas entre segunda-feira (12) e terça-feira (13) chegam a 27° C e as mínimas giram entre 12° C ou 14° C. Em Foz do Iguaçu, as máximas chegam a 33° C, em Guarapuava o clima gira em torno de 28° C e no Norte, em Maringá e Londrina, as médias superam os 34° C. Não há a mínima possibilidade de chuva na região que faz divisa com São Paulo.

Saldão

As regiões Oeste e Noroeste apresentaram as temperaturas mais altas desse final de semana. Paranavaí registrou a máxima do estado, com 34,8° C, segundo o Simepar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Maringá, na madrugada de domingo (11), as temperaturas mínimas foram de 19,1° C. No Litoral, no Centro-Sul e ao Norte, as temperaturas foram muito elevadas.

Mas também fez um pouco de frio. General Carneiro, onde costumeiramente os termômetros não aumentam, chegou a registrar 4,6° C na mesma madrugada.

O Simepar também divulgou um rescaldo da chuva acumulada dos primeiros dias de setembro. Até o dia 10, o Paraná ainda não registrou 20 milímetros acumulados. Em Santa Catarina, os registros já passaram de 80 mm.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]