Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Vida e Cidadania
  3. Série ‘Império das Cinzas’, da Gazeta, ganha prêmio internacional

Jornalismo

Série ‘Império das Cinzas’, da Gazeta, ganha prêmio internacional

Trabalho dos jornalistas Mauri König, Diego Antonelli e Albari Rosa, feito em parceria com colegas de Colômbia e Costa Rica, foi um dos vencedores do Global Shining Light Award

  • Da Redação
Carro com cigarro paraguaio capota durante perseguição da Receita Federal em estrada de terra a 20 quilômetros da fronteira | ALBARI ROSA/ALBARI ROSA
Carro com cigarro paraguaio capota durante perseguição da Receita Federal em estrada de terra a 20 quilômetros da fronteira ALBARI ROSA/ALBARI ROSA
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

A série de reportagens “Império das Cinzas”, da Gazeta do Povo, foi vencedora da sexta edição do Global Shining Light Award, prêmio internacional criado para consagrar o jornalismo investigativo produzido em países em desenvolvimento. O material, elaborado pelos jornalistas Mauri König, Diego Antonelli e Albari Rosa, foi publicado em março de 2014. “Império das Cinzas” ainda contou com o apoio do Instituto Prensa y Sociedad, do Peru, e com a colaboração dos jornalistas Martha Soto, do jornal El Tiempo, da Colômbia; e Ronny Rojas, do jornal La Nación, da Costa Rica.

O resultado foi anunciado no sábado (10) durante a Conferência Global de Jornalismo Investigativo em Lillehammer, Noruega. Ao todo, o prêmio atraiu 76 propostas recebidas de 34 países.

“Império das Cinzas” ganhou o primeiro lugar ao lado de outra série de reportagem – “Alianças Espúrias”, de Montenegro, que investigou a atuação do crime organizado na localidade e também no governo local. Além disso, os juízes homenagearam uma terceira série, a “YanukovychLeaks”, que expôs a corrupção na Ucrânia.

“Desafiando riscos e ameaças, determinados jornalistas mostram que a chama do jornalismo investigativo continua vivo. Os vencedores mantêm os mais altos padrões de jornalismo investigativo “, afirmou uma das juradas, Sheila Coronel, da Universidade de Columbia. O prêmio é organizado pela Global Investigative Journalism Network, uma associação de 118 organizações não governamentais (ONGs), de 54 países.

Império

O extenso trabalho investigativo da equipe da Gazeta, realizado ao longo de cinco meses, revelou como funciona o contrabando de cigarros, comércio multimilionário que se tornou um incômodo para o narcotráfico e tem reconfigurado a geopolítica do crime organizado na América Latina. O trabalho coletivo tornou possível mapear nove rotas por ar, mar e terra pelas quais o cigarro do Paraguai passa para espalhar-se por toda a América Latina.

Diários Secretos

Na edição de 2011, o Global Shining Light Award premiou, de forma inédita para o jornalismo brasileiro, a série de reportagens “Diários Secretos”, produzida em parceria entre a Gazeta do Povo e a RPC. Na ocasião, os jornalistas James Alberti, Katia Brembatti, Gabriel Tabatcheik e Karlos Kohlbach foram até Kiev, na Ucrânia, para receber o prêmio .O trabalho paranaense mostrou um esquema milionário de desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa do Paraná. Relembre aqui as reportagens da série.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE