Carro com cigarro paraguaio capota durante perseguição da Receita Federal em estrada de terra a 20 quilômetros da fronteira | ALBARI ROSA/ALBARI ROSA
Carro com cigarro paraguaio capota durante perseguição da Receita Federal em estrada de terra a 20 quilômetros da fronteira| Foto: ALBARI ROSA/ALBARI ROSA

A série de reportagens “Império das Cinzas”, da Gazeta do Povo, foi vencedora da sexta edição do Global Shining Light Award, prêmio internacional criado para consagrar o jornalismo investigativo produzido em países em desenvolvimento. O material, elaborado pelos jornalistas Mauri König, Diego Antonelli e Albari Rosa, foi publicado em março de 2014. “Império das Cinzas” ainda contou com o apoio do Instituto Prensa y Sociedad, do Peru, e com a colaboração dos jornalistas Martha Soto, do jornal El Tiempo, da Colômbia; e Ronny Rojas, do jornal La Nación, da Costa Rica.

Leia a série completa

As reportagens publicadas pela série “Império das Cinzas” podem ser lidas aqui.

O resultado foi anunciado no sábado (10) durante a Conferência Global de Jornalismo Investigativo em Lillehammer, Noruega. Ao todo, o prêmio atraiu 76 propostas recebidas de 34 países.

“Império das Cinzas” ganhou o primeiro lugar ao lado de outra série de reportagem – “Alianças Espúrias”, de Montenegro, que investigou a atuação do crime organizado na localidade e também no governo local. Além disso, os juízes homenagearam uma terceira série, a “YanukovychLeaks”, que expôs a corrupção na Ucrânia.

“Desafiando riscos e ameaças, determinados jornalistas mostram que a chama do jornalismo investigativo continua vivo. Os vencedores mantêm os mais altos padrões de jornalismo investigativo “, afirmou uma das juradas, Sheila Coronel, da Universidade de Columbia. O prêmio é organizado pela Global Investigative Journalism Network, uma associação de 118 organizações não governamentais (ONGs), de 54 países.

Império

O extenso trabalho investigativo da equipe da Gazeta, realizado ao longo de cinco meses, revelou como funciona o contrabando de cigarros, comércio multimilionário que se tornou um incômodo para o narcotráfico e tem reconfigurado a geopolítica do crime organizado na América Latina. O trabalho coletivo tornou possível mapear nove rotas por ar, mar e terra pelas quais o cigarro do Paraguai passa para espalhar-se por toda a América Latina.

Diários Secretos

Na edição de 2011, o Global Shining Light Award premiou, de forma inédita para o jornalismo brasileiro, a série de reportagens “Diários Secretos”, produzida em parceria entre a Gazeta do Povo e a RPC. Na ocasião, os jornalistas James Alberti, Katia Brembatti, Gabriel Tabatcheik e Karlos Kohlbach foram até Kiev, na Ucrânia, para receber o prêmio .O trabalho paranaense mostrou um esquema milionário de desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa do Paraná. Relembre aqui as reportagens da série.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]