• Carregando...
Carro com cigarro paraguaio capota durante perseguição da Receita Federal em estrada de terra a 20 quilômetros da fronteira | ALBARI ROSA/ALBARI ROSA
Carro com cigarro paraguaio capota durante perseguição da Receita Federal em estrada de terra a 20 quilômetros da fronteira| Foto: ALBARI ROSA/ALBARI ROSA

A série de reportagens “Império das Cinzas”, da Gazeta do Povo, foi vencedora da sexta edição do Global Shining Light Award, prêmio internacional criado para consagrar o jornalismo investigativo produzido em países em desenvolvimento. O material, elaborado pelos jornalistas Mauri König, Diego Antonelli e Albari Rosa, foi publicado em março de 2014. “Império das Cinzas” ainda contou com o apoio do Instituto Prensa y Sociedad, do Peru, e com a colaboração dos jornalistas Martha Soto, do jornal El Tiempo, da Colômbia; e Ronny Rojas, do jornal La Nación, da Costa Rica.

Leia a série completa

As reportagens publicadas pela série “Império das Cinzas” podem ser lidas aqui.

O resultado foi anunciado no sábado (10) durante a Conferência Global de Jornalismo Investigativo em Lillehammer, Noruega. Ao todo, o prêmio atraiu 76 propostas recebidas de 34 países.

“Império das Cinzas” ganhou o primeiro lugar ao lado de outra série de reportagem – “Alianças Espúrias”, de Montenegro, que investigou a atuação do crime organizado na localidade e também no governo local. Além disso, os juízes homenagearam uma terceira série, a “YanukovychLeaks”, que expôs a corrupção na Ucrânia.

“Desafiando riscos e ameaças, determinados jornalistas mostram que a chama do jornalismo investigativo continua vivo. Os vencedores mantêm os mais altos padrões de jornalismo investigativo “, afirmou uma das juradas, Sheila Coronel, da Universidade de Columbia. O prêmio é organizado pela Global Investigative Journalism Network, uma associação de 118 organizações não governamentais (ONGs), de 54 países.

Império

O extenso trabalho investigativo da equipe da Gazeta, realizado ao longo de cinco meses, revelou como funciona o contrabando de cigarros, comércio multimilionário que se tornou um incômodo para o narcotráfico e tem reconfigurado a geopolítica do crime organizado na América Latina. O trabalho coletivo tornou possível mapear nove rotas por ar, mar e terra pelas quais o cigarro do Paraguai passa para espalhar-se por toda a América Latina.

Diários Secretos

Na edição de 2011, o Global Shining Light Award premiou, de forma inédita para o jornalismo brasileiro, a série de reportagens “Diários Secretos”, produzida em parceria entre a Gazeta do Povo e a RPC. Na ocasião, os jornalistas James Alberti, Katia Brembatti, Gabriel Tabatcheik e Karlos Kohlbach foram até Kiev, na Ucrânia, para receber o prêmio .O trabalho paranaense mostrou um esquema milionário de desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa do Paraná. Relembre aqui as reportagens da série.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]