• Carregando...
Os jornalistas da Gazeta do Povo Diego Ribeiro, Felippe Aníbal, Mauri König e Albari Rosa, que trabalharam na série | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Os jornalistas da Gazeta do Povo Diego Ribeiro, Felippe Aníbal, Mauri König e Albari Rosa, que trabalharam na série| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

A série de reportagens "Polícia Fora da Lei", publicada pela Gazeta do Povo em 2012, ficou em 2º lugar no Prêmio Latinoamericano de Periodismo de Investigación. O prêmio, entregue na 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo nesta segunda-feira (14), recebeu inscrições de 216 reportagens de 15 países. O primeiro lugar foi para a o jornal digital El Faro, de El Salvador.

Os jornalistas da Gazeta do Povo Mauri König, Diego Ribeiro, Felippe Aníbal e Albari Rosa, que trabalharam na série que abordou o mau uso do dinheiro público pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), descobriram, por exemplo, que delegacias que sequer existiam recebiam recursos e que carros das polícias civil e militar eram usados para fins particulares.

"Ficamos honrados em sermos premiados por esse trabalho, que foi difícil de ser realizado e exigiu muito esforço", comenta o repórter fotográfico Albari Rosa. Para ele, a repercussão da série, que fez com que a Sesp tomasse medidas para corrigir ilegalidades reveladas pelos jornalistas, também foi muito gratificante.

Por causa das denúncias, os quatro enfrentaram represálias e precisaram mudar suas rotinas. O jornalista Mauri König, que coordenou a série, foi ameaçado e precisou deixar o país para preservar sua segurança. "O prêmio é um reconhecimento extraordinário, já que tivemos desgastes físicos e emocionais durante a produção e depois da publicação das reportagens. Isso é importante para fazer com que a gente se sinta estimulado para voltar a fazer um novo trabalho", diz.

König adianta que já está trabalhando numa nova reportagem envolvendo jornalistas de vários países, mas não pode dar mais detalhes. "Mas posso dizer que vai tratar de um tema de interesse transnacional", destaca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]