Nos primeiros cinco meses deste ano, o serviço Ligue 132, que é gratuito e funciona 24 horas em todo país, atendeu a 448 ligações do Paraná. Pelo telefone, profissionais oferecem orientações sobre os riscos do uso de drogas, métodos de prevenção, tratamento e apoio. Curitiba é a cidade com maior número de ligações no estado, um total de 225, seguida por Londrina (32), Maringá (10), Foz do Iguaçu (9), Cascavel (8), e Ponta Grossa (7).
O serviço atende dependentes de droga, familiares ou qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre o assunto. Presta orientações, apoio aos familiares, aconselhamentos e informa locais de tratamento. O anonimato é preservado. A maior demanda por atendimento, 39,9%, é de homens, com mais de 35 anos, ensino médio incompleto, solteiros e com renda inferior a cinco salários mínimos.
De 25% a 35% dos que ligam estão em busca de orientação para suspender o uso de álcool, tabaco, maconha e cocaína. Os usuários de drogas representam 35% do atendimento. Parentes perfazem 10% e amigos, 6,9%, conforme dados registrados entre 2005 e 2013.
Coordenadora do Ligue 132, Maristela Ferigolo diz que os efeitos das substâncias no organismo e locais para tratamento também são dúvidas que chegam ao serviço. Entre os usuários, é comum querer saber como é possível interromper o uso da droga. "Já os familiares ligam para conversar e esclarecer quais os melhores procedimentos e maneiras para lidar com seu familiar usuário de drogas", diz.
Maristela afirma que os pacientes que mantêm contato com o programa apresentam melhoras comportamentais semelhantes às dos tratamentos nos ambulatórios.
Acompanhamento
Após o atendimento telefônico, usuários e familiares são acompanhados pela equipe por um período de seis meses, caso concordem. O serviço, segundo Maristela, alia telemedicina e entrevista motivacional. Um dos objetivos é promover a mudança de comportamento dos dependentes. Também são usadas técnicas da terapia cognitivo-comportamental e de prevenção da recaída.
Criado pelo governo federal em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), o Ministério da Justiça e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o 132 começou a operar com o nome de Vivavoz, em 2005. Funciona na UFCSPA, onde há um call center com 20 estações de atendimento. Técnicos administrativos, supervisores e consultores da área de saúde fazem parte da equipe.
Apesar da importância, o Ligue 132 ainda é pouco difundido. Faltam informações sobre o serviço nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) Álcool e Drogas espalhados pelo país.
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