• Carregando...
Vídeo | RPC TV
Vídeo| Foto: RPC TV

Os servidores da Saúde pública estadual realizaram na manhã desta quarta-feira (23) uma manifestação em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba. Os trabalhadores protestam contra o aumento da jornada de trabalho. A categoria também fez uma assembléia no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná.

Os servidores cumprem uma jornada de trabalho de 30 horas semanais há quase 20 anos, respaldados em orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e deliberações das Conferências Estadual e Nacional de Saúde. Esta é a mesma carga horária semanal do setor privado.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná (SindSaúde-PR), o governo do estado quer aumentar a jornada de todos para 40 horas semanais. "Os servidores cumprem uma jornada de trabalho de 30 horas semanais há mais de 18 anos. O secretário (de Saúde) Cláudio Xavier resolveu resgatar a lei 13.666 do governo Jaime Lerner, da qual ele não cumpre vários artigos, mas quer cumprir o artigo que trata do aumento da jornada", protesta a diretora de comunicação do SindSaúde-PR, Elaine Rodella.

Segundo Elaine, o sindicato tenta negociar com o governo desde novembro do ano passado. Durante a manifestação, alguns servidores usaram mordaças, que representariam a falta de diálogo do governo.

De acordo com a diretora, a assessoria do governador em exercício Orlando Pessuti esteve no local da manifestação, que conforme o SindSaúde teve a participação de 250 pessoas, e teria ficado de agendar ainda para quarta uma reunião com o vice-governador. "Nós não vamos sair daqui até que saia esta reunião com Pessuti", complementa.

No final da tarde, a assessoria do governo informou que a reunião não iria acontecer nesta quarta. Pessuti teria uma viagem agendada. Segundo Elaine, o sindicato não recebeu resposta sobre uma outra data para realização do encontro. A entidade ameaça realizar paralisações em diversas unidades de Saúde, incluindo o Hospital do Trabalhador, na próxima semana.

Outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, por meio de nota oficial enviada pela assessoria de imprensa, afirmou que os funcionários deverão cumprir a jornada de trabalho de 40 horas semanais, de acordo com a lei 13.666, de 2002, e com o decreto 4.345, de 2005. Segundo a nota, "aqueles que não cumprirem a jornada terão as horas não trabalhadas descontadas do salário, conforme circular da Secretaria da Saúde em vigor desde 29 de março".

A nota diz ainda que um levantamento das secretarias da Administração e da Saúde e da Celepar mostra que na folha de pagamento do mês de maio há o registro de 545 casos de não cumprimento da jornada de 40 horas semanais ou de faltas injustificadas, entre os servidores da saúde. "Esse total representa 8% dos cerca de 6,8 mil servidores da área de saúde no Poder Executivo estadual".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]