• Carregando...

O Shopping Crystal Plaza, localizado no Batel, em Curitiba, extinguiu nesta sexta-feira (4) a área destinada a fumantes que mantinha na praça de alimentação. O fumódromo, que era delimitado por paredes de vidro e por onde passavam entre 800 e mil pessoas por dia, passou a ser incorporado ao restante do espaço destinado à alimentação. De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, a medida foi tomada com o objetivo de cumprir a lei sancionada pelo prefeito Beto Richa (PSDB) no último dia 19 que proíbe a existência de espaços reservados para fumantes em ambientes de uso coletivo e entrará em vigor em novembro.

Segundo a assessoria de imprensa do shopping, funcionários, lojistas e frequentadores já haviam sido informados sobre a desativação da área de fumantes nos últimos dias, por meio de treinamentos e avisos com o símbolo de área livre de fumo. A mudança passou a valer na manhã desta sexta-feira. Em média, 15 mil pessoas passam por dia pelo local.

Sancionada no dia 19 de agosto, a lei que proíbe o fumo em todos os ambientes fechados de uso coletivo de Curitiba tem prazo de 90 dias para entrar em vigor. A nova lei prevê multa de R$ 1 mil a quem descumprir a medida e, em caso de reincidência, R$ 2 mil. O projeto ainda lista as punições já previstas no Código Municipal de Saúde, que podem resultar até no cancelamento do alvará de funcionamento. A fiscalização do cumprimento da nova determinação ficará sob responsabilidade de 220 técnicos da Vigilância Sanitária.

Um projeto de lei semelhante, que pode estender a restrição ao tabaco a todo o estado, é discutido na Assembleia Legislativa do Paraná. A polêmica do assunto, principalmente com relação à liberação ou não da existência de fumódromos, entretanto, vem protelando a votação final da proposta. Por conta do recesso da Independência e do dia padroeira de Curitiba, caso não haja sessões extraordinárias, a previsão é que a votação do projeto em plenário seja ocorra somente após o dia 15 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]