• Carregando...
Na terça-feira, motoristas e cobradores fizeram paralisação de uma hora no transporte: indicativo de greve será retirado. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Na terça-feira, motoristas e cobradores fizeram paralisação de uma hora no transporte: indicativo de greve será retirado.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e região (Sindimoc) retirou o indicativo de greve da categoria e o sindicato que representa os empresários do setor de transporte, o Setransp, não vai demitir nenhum sindicalista até o dia 29 de junho. Essas decisões fazem parte do acordo realizado entre patrões e empregados em uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (18), em Curitiba, com mediação do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR).

Uma nova reunião entre as partes, também com mediação do MPT-PR, será realizada no dia 29 de junho. Até lá, não haverá mais demissões e a greve está descartada. Segundo o Sindimoc, não haverá necessidade de uma assembleia para a retirada do indicativo de greve. O órgão mediador criou um Procedimento Promocional (Promo), que é uma forma de mediação de conflitos entre a classe patronal e a trabalhadora.

Até esta data, nenhum sindicalista deverá ser demitido e os motoristas e cobradores não devem entrar em greve. O procedimento, segundo o MPT-PR, poderá ser acompanhado pela internet pelas duas partes. No caso do descumprimento do acordo feito nesta quinta-feira por um dos sindicatos, o outro poderá protocolar uma reclamação e aquele que descumpriu o acordo terá um prazo para se manifestar a respeito do ocorrido.

Conflito

O indicativo de greve foi aprovado pelo Sindimoc em assembleia realizada na quarta-feira (17) devido a reclamações dos motoristas e cobradores por causa de demissões de sindicalistas das empresas. A decisão ocorreu um dia após um protesto que interrompeu a circulação dos ônibus que passam pela Praça Rui Barbosa e ficaram parados durante uma hora durante a tarde de terça-feira (16).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]