• Carregando...
Satélite mostra que o ciclone já se afastou do Sul do Brasil | Reprodução / Cptec / Inpe
Satélite mostra que o ciclone já se afastou do Sul do Brasil| Foto: Reprodução / Cptec / Inpe

O ciclone extratropical que se formou neste fim de semana na região Sul do país já começa a se deslocar para o Oceano Atlântico, fazendo com que cidades no Rio Grande do Sul não sofram mais com rajadas de ventos fortes. No restante do país, o tempo se mantém instável e há previsão de chuvas para algumas regiões.

Sul

Segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), não deverá haver mais vento forte no Sul do Brasil pelo menos até quinta-feira (29). "Depois disso, poderá haver queda das temperaturas, com possibilidade de geadas amplas no interior do Rio Grande do Sul", diz Giovanni Dolif, meteorologista do Inpe. Segundo ele, o clima deve ficar instável em Santa Catarina e no Paraná, com melhoras durante a semana.

Sudeste

Uma frente fria com origem no Sul do país poderá influenciar na ocorrência de chuvas no litoral do Sudeste, mesmo que venha perdendo força. Por isso, pode chover no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro na terça-feira (27). Já na quarta-feira (28), há previsão de chuva para o litoral do Espírito Santo. No Triângulo Mineiro e no interior de São Paulo, o clima deverá se manter seco e com baixa umidade.

Centro-Oeste

A previsão de tempo seco e de baixa umidade deve se aplicar também a outros estados da região Centro-Oeste do país. Para Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por exemplo, não há previsão de chuvas durante a semana. Em Campo Grande (MS), a temperatura deve ficar entre 14 e 30 graus na semana. Já Cuiabá (MT) pode ter sensação de frio na terça-feira à noite, quando a previsão é de 12 graus para a temperatura mínima esperada.

Nordeste

Nesta segunda-feira (26) uma forte chuva pode atingir o Nordeste do País. "Entre este domingo (25) e segunda, as nuvens estão bem pesadas principalmente entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte", explica Dolif. No decorrer da semana, a possibilidade de chuva diminui, mas o tempo se mantém instável. Apesar da previsão de chuva, a temperatura média deverá ser alta na maior parte dos estados do Nordeste. Em Salvador (BA), por exemplo, a estimativa de temperatura máxima é de 26 graus para a semana, segundo o Inpe.

Norte

A maior parte dos estados da região Norte também deverá ter chuva durante a semana, exceto Tocantins e Rondônia, que seguem com tempo seco. Em Belém (PA), a temperatura deverá ficar entre 23 e 33 graus durante a semana, segundo o Inpe. Já a capital do Acre, Rio Branco, poderá ter máxima de 31 graus e mínima de 15 graus. "A temperatura no Acre e em parte de Rondônia pode cair um pouco por conta da chegada de parte da massa de ar frio da região Sul que avança pelo interior do Brasil", diz Dolif.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]