• Carregando...

Défcit carcerário no PR é de quase 7 mil pessoas

O estado do Paraná apresenta, atualmente, uma superlotação de 6.429 detentos. Recursos do governo federal para a construção de novos presídios, que já deveriam estar sendo investidos desde novembro de 2011, poderiam criar 7 mil novas vagas nas penitenciárias do estado, o que zeraria o défcit carcerário.

Leia matéria completa

A carceragem da Delegacia de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba - que abriga 31 detentos mas que tem capacidade para apenas oito - foi palco de uma tentativa de fuga na noite última quinta-feira (27).

De acordo com o superintendente da delegacia, Luiz Fernando Barbosa, um grupo de onze detentos escapou de uma cela por volta das 22h. Os presos passaram ao quadrante do local e dois deles chegaram a serrar barras da grade, mas a fuga foi frustrada pelo plantonista noturno, que ouviu o barulho e acionou a Polícia Militar. "Felizmente, conseguimos evitar que os presos fugissem, mas seria uma questão de tempo para todos escaparem. Haveria uma fuga em massa", afirma Barbosa.

Autoridades culpam superlotação

O clima na delegacia, segundo o superintendente, está tenso há cerca de quinze dias. "Os problemas começaram quando um prisioneiro realmente fugiu, há duas semanas. Desde então, as reclamações sobre a falta de espaço nas celas têm crescido muito", comenta. "Quase todos estão pedindo transferência para outras unidades do sistema, mas não adianta, temos que esperar abrir vagas em outros locais", explica Barbosa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]