O programa Fora dos Autos desta segunda-feira (04) discute as eleições nos Estados Unidos e o impacto que o novo presidente da maior democracia do mundo pode ter sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil e suas decisões.
O programa também abordará o mutirão iniciado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na semana passada para revisar prisões decretadas fora dos parâmetros estabelecidos pelo STF em junho deste ano. Na ocasião, o STF fixou a quantidade de 40 gramas para diferenciar o uso pessoal de tráfico de drogas.
Os efeitos de uma possível vitória de Trump sobre o Supremo Tribunal Federal
Com as eleições americanas marcadas para terça-feira (05), a direita brasileira especula sobre o impacto diplomático que uma eventual reeleição de Donald Trump pode ter em relação aos abusos do STF.
Embora o ex-presidente Trump não tenha feito declarações explícitas sobre o tema durante a campanha, especulações surgem com base em diversas sinalizações de Washington nos últimos meses.
Membros do Congresso dos EUA têm manifestado publicamente preocupações e tomado medidas contra o que consideram uma escalada de autoritarismo e censura de magistrados brasileiros, com destaque para Alexandre de Moraes.
CNJ inicia mutirão para revisar prisões após decisão do STF
Na última sexta-feira (02), o CNJ deu início a uma megaoperação carcerária para revisar decisões após o STF definir o limite de 40 gramas para diferenciar o uso pessoal de maconha de tráfico de drogas.
O CNJ solicitou prazo até fevereiro de 2025 para revisar todos os casos de detentos por tráfico de drogas no país. O mutirão é realizado em parceria com o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, ambos vinculados ao CNJ.
Assista ao Fora dos Autos todas as segundas
O programa Fora dos Autos promove um debate ao vivo sobre o apagão de liberdades provocado pelo ativismo judicial no Brasil. Com comentários de Deltan Dallagnol e dos advogados Fabiana Barroso e Emerson Grigollette, é apresentado pelo jornalista Lucas Saba. O programa vai ao ar todas as segundas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Acesse a Gazeta do Povo para mais informações sobre o que será discutido.
Os efeitos de uma possível vitória de Trump sobre o Judiciário brasileiro
Secretária do Colorado é pressionada a renunciar após vazamento de senhas de urnas nos EUA
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião