• Carregando...
Unidade de Transplantes em Londrina: quase metade das famílias decide por não doar órgãos no Paraná | Roberto Custódio/ Jornal de Londrina
Unidade de Transplantes em Londrina: quase metade das famílias decide por não doar órgãos no Paraná| Foto: Roberto Custódio/ Jornal de Londrina

Crescimento

Apesar da barreira familiar, número de transplantes cresce

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e da Secretaria Estadual de Saúde, o número de transplantes está em crescimento, apesar de algumas barreiras que ainda persistem, como as condições clínicas do paciente, a falta de infraestrutura para a retirada dos órgãos e a própria negativa das famílias.

De 2009 a 2011, conforme observado pela ABTO, a quantidade de transplantes cresceu 10% no país, passando de 42.827 procedimentos para 47.108. O número inclui o transplante de órgãos, como o coração, de tecidos, como a córnea, e de medula óssea.

No Paraná, um comparativo dos primeiros cinco meses deste ano com o mesmo período dos anos de 2011 mostra um avanço de 55% no número de transplantes. De janeiro a maio deste ano, 230 transplantes foram efetuados no estado.

O Paraná tem 87 centros de transplantes e, conforme dados da Central Estadual de Transplantes, quatro aeronaves do governo estadual à disposição das equipes médicas.

Como no Brasil 95% dos transplantes são realizados pelo Sistema Único de Saúde, o Ministério da Saúde lançou no início deste ano um suplemento de recursos à rede hospitalar. Os hospitais que fazem quatro ou mais tipos de transplantes poderão receber um incentivo de até 60% em relação ao gasto com os procedimentos de transplantes já pagos pelo ministério.

A meta do governo federal é aumentar o índice nacional de doadores de 11,4 doadores por milhão de habitantes para 15 doadores por milhão em 2015.

Em família

Quem pretende doar órgãos deve conversar sobre o assunto com a família. Outra forma é fazer uma escritura pública dispositiva de direitos do corpo, da personalidade e gestão patrimonial. A escritura pode ser oficializada em qualquer tabelionato apresentando documentos pessoais, e custa em média R$ 100.

Declaração em família

Você já declarou a seus familiares a intenção de doar ou não os órgãos em caso de morte?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Tomar uma decisão importante em um momento de luto não é tarefa fácil. No Paraná, das 83 famílias que tinham pacientes com morte encefálica declarada no primeiro trimestre deste ano, 40 disseram não às equipes de captação de órgãos e tecidos. A taxa, de 48%, é menor que a nacional, de 64%. Os índices fazem parte de um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Nos 24 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, que fazem transplantes (Amapá e Tocantins não dispõem do serviço), das 827 famílias abordadas no primeiro trimestre, 528 não autorizaram a retirada de órgãos dos parentes. A taxa cresceu nos últimos três anos, passando de 21% em 2009 para 34% em 2011. Essa tendência se manteve no Paraná: de 28% de negativas em 2009 para 46% em 2011.

As diferenças são grandes entre os estados. De janeiro a março deste ano, no Maranhão, houve 100% de recusas, enquanto em Rondônia não houve negativas. A diretora da Central de Transplantes do Paraná, Arlene Terezinha Badoch, diz acreditar que a recusa tem inúmeras razões. "Em primeiro lugar, a família não doa porque desconhece a vontade do parente em vida, mas há ainda o temor pela demora em se poder fazer o funeral, o fato de acreditar que o corpo ficará deformado, o medo quanto à credibilidade do hospital e as crenças religiosas", comenta.

A consolidação do sistema de captação e de transplantes também interfere na decisão. Para o presidente da ABTO, José Medina Pestana, em estados como Amazonas, Sergipe e Bahia, que ainda não operam com a capacidade máxima de suas centrais de transplantes, as negativas são mais frequentes. "Elas não conhecem direito o serviço e tendem a recusar", comenta.

Abordagem

A forma de abordar a família é um ponto importante. Conforme o membro da diretoria da Associação Internacional de Bioética José Eduardo de Siqueira, muitas vezes a abordagem é equivocada. "Se a família fosse bem acolhida, e por uma equipe multidisciplinar, poderíamos melhorar esses índices", diz. Conforme Medina, a ABTO faz treinamentos constantes de abordagens de equipes médicas.

A psicóloga Patrícia Bertoncini, que faz a captação de órgãos no hospital Bom Jesus de Ponta Grossa, acrescenta que a família é informada, passo a passo, do estado de saúde do paciente e pode até acompanhar a realização de alguns exames. Quando é constatada a morte encefálica, os parentes são chamados para tomar a decisão. "Eles ou autorizam a doação ou esperam o coração parar. Mas, essa notícia é dada durante todo o processo de reação do paciente à medicação e à sedação, não é de repente. Nós também fazemos o acompanhamento psicológico dos familiares", explica.

Em algumas ocasiões, é difícil entender que o coração do ente querido bate, enquanto a morte encefálica já foi constatada. Por isso, conforme o professor de Bioética da Universidade Positivo Cícero Urban, muitas famílias não aceitam a retirada dos órgãos. Há ainda, conforme a psicóloga Patrícia, a questão religiosa. "O familiar acredita que vai haver um milagre e o parente vai voltar a viver", diz.

Experiência

"Fizemos a coisa certa", diz irmã de doador

No mesmo instante em que souberam da morte cerebral do jornalista Vítor Hugo Grossl Gonçalves, que residia em Ponta Grossa, os seus familiares, que são de Santa Catarina, avisaram aos médicos que queriam doar todos os órgãos possíveis. Ele tinha 24 anos quando sofreu um acidente de carro em direção a uma formatura em Santa Catarina. Ficou 48 horas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Joinville. "Fizemos a coisa certa, isso não conforta a gente na hora da dor, mas ajuda bastante", comenta a irmã de Vítor, Valéria Grossl Gonçalves.

Em vida, Vítor não havia comentado com a família que queria ser doador de órgãos, mas os parentes entenderam que esta seria a melhor alternativa. Quase todos os órgãos foram doados, menos o coração e a pele, porque não houve tempo hábil, e o pulmão, afetado no acidente. "Não tenho ideia de quantas pessoas receberam os órgãos, mas soubemos que apenas os ossos que foram doados iriam servir para atender 500 pessoas porque eles são triturados no banco de ossos", acrescenta Valéria.

Com a retirada dos órgãos, o corpo de Vítor teve de ficar dois dias a mais no hospital. "As pessoas nos ligavam e queriam saber do velório, mas tínhamos de explicar a situação", comenta. Ela cita ainda que o corpo de Vitor ficou sem deformações no caixão. "O hospital fez de um jeito que não deu para perceber que os órgãos tinham sido retirados", explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]