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Desde a noite de segunda-feira, a população de Curitiba encontra dificuldades para pedir socorro à Polícia Militar (PM) e ao Corpo de Bombeiros por meio dos telefones de emergência 190 e 193, respectivamente. De acordo com as corporações, problemas técnicos de­­tec­­tados na central (que não foram especificados) afetaram os serviços, provocando demora no atendimento ou dificultando que as ligações se completem.

A assessoria de imprensa da PM informou que as falhas foram percebidas no começo da tarde de ontem, mais ainda não foram solucionadas. O órgão não mencionou um prazo para que o sistema volte a operar normalmente. Ontem, a Gazeta do Povo tentou contato com os dois números. Para conseguir atendimento pelo 190, foi preciso esperar cerca de 11 minutos. Foram dez tentativas em que a ligação foi feita e tocou até cair. No 193, a espera foi de quatro minutos.

Em nota oficial, a PM in­­for­­mou que transferiu, após detectado o problema, a operação dos telefones a um sistema re­­serva, que opera analogicamen­­te – por isso os serviços estão mais lentos. "Em casos de ligação não completada, o usuário deve discar novamente", orienta a nota. A PM lembra ainda que o acesso às equipes policiais pode ser feito também por meio dos telefones do Projeto Povo, cujos números podem ser obtidos no site www.policiamilitar.pr.gov.br.

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