• Carregando...

O tempo começa a mudar neste domingo (6) no Paraná. A passagem de uma frente fria faz as condições meteorológicas serem propícias à formação de chuvas pelo estado. Na tarde de domingo, já chovia no Oeste, Sudoeste e parte do Sul. A tendência, segundo informações do site do Instituto Tecnológico Simepar, era de que essa chuva se espalhasse, chegando à região de Curitiba entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (7).

Há condições para que as chuvas no estado se mantenham até pelo menos quarta-feira no Paraná, segundo o Simepar. No Sudoeste e Oeste, a chuva ocorre até esta segunda-feira com maior força. Já na segunda e na terça, chuvas com raios podem ocorrer em uma faixa entre o Norte do Paraná e o Litoral – inclusive em Curitiba. Na quarta, a chuva deve se concentrar na região da capital paranaense e Litoral.

Temperaturas devem baixar

Com a passagem de uma frente fria, que causa chuva, uma massa de ar polar se aproxima do sul do Brasil. Isso faz os termômetros apontarem para marcas um pouco mais baixas, mas não deve fazer muito frio, de acordo com o Simepar. Na segunda, terça e quarta, as mínimas serão de 13ºC, 11ºC e 10ºC em Curitiba. Nesses mesmos dias devem fazer mínimas de 16ºC, 14ºC e 13ºC, em Londrinha; de 12ºC, 8ºC e 15ºC, em Cascavel; e de 13ºC, 6ºC e 7ºC, em Guarapuava.

Defesa Civil em alerta

A chuva fez com que a Defesa Civil disparasse um alerta para a região Sudoeste e Oeste neste domingo. As regiões foram castigadas por chuvas que caíram nos municípios dessas áreas no fim do mês de junho. O solo nessas áreas ainda está encharcado em alguns pontos, o que torna o acumulado de chuva perigoso perto de encostas de rios e onde há barreiras nas estradas. Mas a chuva deste domingo (6) ocorreu com intensidade de fraca a moderada e a preocupação é se o fenômeno continuar por muito tempo.

Um dos agentes de plantão na Defesa Civil do Paraná disse que choveu praticamente o dia todo nas regiões de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Cascavel. A estimativa é que nesses municípios a chuva pare de cair durante a noite. Esse mesmo fenômeno tem perspectiva de se deslocar pelo estado. Mas, se a previsão se confirmar, não devem ocorrer novos transtornos em outras cidades, porque a chuva deve ser menos intensa que as registradas ao longo de junho no estado.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]