• Carregando...
 | Diego Ribeiro/Gazeta do Povo
| Foto: Diego Ribeiro/Gazeta do Povo

Cerca de 120 funcionários terceirizados da poda de árvores e coleta de resíduos vegetais protestam desde o meio-dia desta quinta-feira (25) em frente à Prefeitura de Curitiba, que fica no bairro Centro Cívico. Eles alegam que estão com os salários atrasados e contestam uma possível demissão de 200 trabalhadores.

A assessoria de imprensa do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco), que representa a categoria, explicou que a Prefeitura de Curitiba tem feito os repasses mensais às empresas prestadoras de serviço com atraso. Além disso, um projeto de reduzir postos de trabalho da coleta vegetal já teria levado ao agendamento de 200 demissões. A redução, conforme o Siemaco, está prevista principalmente em áreas de escolas e postos de saúde do município.

Segundo o representante de uma das empresas contratadas pela administração municipal, Marcelo Ribeiro, da empresa Urbanistic, os repasses da prefeitura pela prestação dos serviços está atrasado. O sindicato confirmou que neste mês de setembro ainda não foi pago o vale-alimentação.

Os trabalhadores que protestam nesta quarta-feira são vinculados a três das nove empresas diferentes que prestam serviços para a administração municipal. Os manifestantes trouxeram dez caminhões usados em seu serviço cotidiano e promovem buzinaços em frente ao prédio.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou que, por causa da manifestação, há bloqueio total da rotatória na Avenida Cândido de Abreu, em frente à prefeitura.

Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que vai retomar na próxima segunda-feira (29) os pagamentos as empresas da área de manutenção urbana, e que o atraso ocorreu por causa de alterações no fluxo de caixa do Município. Segundo a assessoria de imprensa, a Prefeitura trabalha para conter gastos e otimizar os recursos disponíveis, de forma a fazer frente à situação.

Segundo a Prefeitura, representantes das empresas foram recebidos na tarde desta quinta-feira (25) pelo secretário municipal de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, e informados sobre os pagamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]