• Carregando...

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) passará, a partir da próxima semana, a administrar a Casa Amarela - instituição socioeducacional que atende 40 crianças com Síndrome de Down em Curitiba - porque a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), atual mantenedora, afirmou que não tem condições financeiras para dar continuidade ao projeto.

De acordo com a Funpar, os gastos mensais são de R$ 45 mil, ou seja, mais de mil reais mensais por criança e não foi possível encontrar parceiros para financiar o projeto. A Casa Amarela atende gratuitamente crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, no contraturno escolar, e desenvolve atividades na área de informática, artes, também há acompanhamento de psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, entre outros.

Com as alterações, os 13 profissionais que trabalham na Casa Amarela foram demitidos e serão substituídos por outros da UFPR. A transição será coordenada pelo curso de Terapia Ocupacional da UFPR.

Ainda de acordo com a Funpar - que não tem fins lucrativos -, desde julho o órgão tentava encontrar uma solução para a crise econômica e tentou conseguir financiamento de empresa privadas, o que não foi possível. O órgão continuará responsável pela limpeza e a segurança da Casa Amarela, e também é proprietário do imóvel em que funciona a instituição.

Pais preocupados

Um grupo de 30 pais das crianças atendidas na instituição se reuniu na manhã desta quarta-feira (16) para discutir o caso. Eles estão preocupados como ficará a situação das crianças, pois temem que os novos profissionais não sejam especializados no tratamento de crianças com Síndrome de Down e que isso possa trazer prejuízos para os pequenos.

Já a UFPR informou que a partir da próxima semana os professores e alunos da UFPR começarão o trabalho na Casa Amarela - em parceria com os profissionais que atualmente trabalham na casa e deixarão o local em 30 dias -, e que não haverá prejuízos às crianças.

Os pais também receberão informações e orientações de como passará a ser o funcionamento da instituição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]