• Carregando...
Alba Guth, da Box’s Home: hobby de customizar caixas fez sucesso e virou negócio | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Alba Guth, da Box’s Home: hobby de customizar caixas fez sucesso e virou negócio| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Mão na massa

Seis passos para montar uma estante de plástico

Materiais:

• 4 caixas de plástico de feira;• Lacres de plástico (fitilhos);• Tesoura;

1.º Base: Monte uma base com as caixas da largura e altura que você quiser;

2.º Montagem: Comece a passar os lacres para unir as caixas. Você deve unir a parte superior à inferior e as laterais;

3.º Esconda: Procure colocar o lacre nas partes mais internas da caixa, para que não fiquem muito visíveis;

4.º Reforce: Use pelo menos quatro lacres para unir cada caixa, assim a estrutura ficará mais reforçada;

5.º Acabamento: Depois de colocar os lacres, corte o excesso do plástico para que só sobre um anel;

6.º Decore: Com a estante pronta, é só usar a criatividade para decorá-la!

  • Caixas plásticas de feira...
  • dispostas da forma certa...
  • e unidas por fitilhos...
  • viram uma linda estante.

A solução para uma casa organizada pode estar em objetos simples, que muitas vezes nem ganham muita atenção. Aquela caixa que substituiu a sacolinha plástica no supermercado pode ser usada para mais coisas que carregar compras. Assim como as caixas de sapato e eletrodomésticos, dar uma repaginada nesses itens pode ser uma solução mais barata para deixar tudo em ordem. Com papel ou tecido, cola e tesoura é possível montar boas caixas para guardar de tudo: de fio e linha para costura até mesmo organizar aquela coleção de DVDs.

Esse capricho para encapar pode até virar negócio, como ocorreu com a empresária Alba Guth, da Box’s Home. Alba costumava colecionar caixas e trazia modelos variados de viagens para copiar. Depois, veio a fase de customizar caixas já usadas. O trabalho, informal, foi fazendo sucesso entre as amigas e virou negócio: há mais de 20 anos, Alba produz caixas para vender. Agora, as caixas usadas dão lugar ao corte e montagem de papelão, para produção própria das caixinhas que serão encapadas. "O resultado fica mais bonito e é mais fácil de fazer com a caixa montada para isso", explica.

E não são só as caixas de papelão que podem ajudar na organização: as de madeira e plástico também são muito versáteis, tanto para guardar coisas quanto para decoração. Sabe aquela caixa de feira, plástica? Por que não montar uma pequena estante com ela? Essa é a sugestão da designer de interiores Liliana Kepka Ricciardi, que também tem a loja Nova Garagem.

"Sempre tive como foco a sustentabilidade e essa coisa de transformar uma peça, para que tenha outra função", conta. Como participa com frequência de eventos e não possui um estande próprio, ela criou uma estante com essas caixas de plástico. Além de usar para trabalhar, em casa a estante foi a solução encontrada para acomodar a coleção de discos de vinil.

As de madeira dão ainda mais possibilidades. Só passar um verniz já dá um acabamento todo especial, mas uni-las pode gerar ainda mais coisa. Um reforço na madeira permite que se monte um banco. Uma ou mais caixas juntas podem fazer uma mesa de centro. As ideias são muitas, algumas mais simples de executar e outras que exigem mais habilidade, mas basta colocar a criatividade para trabalhar e ter um produto bom, barato e ecológico.

Caixa decoradaMontar uma caixa decorada de papelão não é difícil, mas exige capricho. Confira como fazer:

Materiais

Caixa;Cola branca;Tecido ou papel decorado;Tesoura;

Como fazer

Pegue a caixa que será encapada e compre uma quantidade suficiente de tecido ou papel para fazer a decoração. Comece pela parte interna: use cola branca para forrar o fundo e as laterais da caixa. Se optar pelo tecido, use um ferro de passar roupa para deixá-lo bem liso junto ao papelão. Repita o procedimento na parte externa e procure deixar todas as sobras de tecido de um mesmo lado. Se quiser usar fitas para decoração, use cola quente para fixar um tecido no outro. Quando for guardar a caixa, escolha lugares secos, porque a umidade tira a eficácia da cola e a medida também evita que a caixa fique mofada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]