• Carregando...

Um novo protesto reivindicando a retomada das obras e reinício das aulas na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, no Litoral do estado, foi realizado na tarde deste sábado (21). O local escolhido pelos estudantes foi a PR-407, que liga a BR-277 à Pontal do Paraná.

Os veículos ficaram impedidos de passar durante intervalos de 5 minutos das 14 às 16 horas. Segundo o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Alex Vizine, a ideia é trabalhar “como um semáforo paralisando o trânsito, fazendo a panfletagem e depois liberando para que os motoristas sigam viagem”. A previsão era entregar dois mil folhetos.

Com a formação das filas, os organizadores do protesto pediram para os motoristas se mobilizassem. Com um grande “buzinaço”, os que passavam pelos três primeiros quilômetros da rodovia puderam perceber a aceitação do movimento.

Letícia Moroski, aluna do curso de Letras e membro do comando de greve, espera uma solução imediata do governo. “A greve dos professores acabou, mas as obras ainda estão paradas. O dinheiro prometido para quitar a dívida ainda não foi repassado para a empreiteira. Não temos previsão de quando vamos ter aula novamente”, afirmou.

Transtorno

As obras começaram no mês de outubro de 2014 e foram paralisadas em novembro. De lá pra cá, os transtornos só aumentaram. Se as atividades fossem retomadas a partir desse mês, seriam necessários, no mínimo, 60 dias para a conclusão. “Ou seja, o ano letivo de 2015, com sorte, vai terminar no início de 2016”, resume Vizine.

Embora tenha sido cogitada a hipótese de transferir as aulas para colégios próximos à Unespar, a direção da instituição não conseguiu chegar a um acordo por problemas logísticos e falta de funcionários. “Mais que isso, buscamos um campus de verdade, com estrutura para as aulas, não um bloco como temos hoje”, exige Letícia.

Atualmente, a estrutura oferecida aos acadêmicos é precária: salas de aula no piso bruto, entulho nos corredores e apenas um banheiro para os dois mil universitários. A universidade atende alunos de Paranaguá, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e ilhas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]