• Carregando...

Novos táxis vão atenuar queixas dos curitibanos

Os 750 táxis que até o fim de maio serão incorporados à frota de Curitiba vão atenuar a insatisfação com esse serviço. Oito entre dez curitibanos acham que o número atual de veículos não é suficiente para atender a demanda dos usuários na capital. Metade deles já desistiu alguma vez de esperar pelo táxi e cancelou o pedido. Os dados são parte do resultado de uma consulta realizada pela Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo. Foram entrevistadas 504 pessoas entre 12 e 15 de abril.

Leia a matéria completa.

A Urbanização de Curitiba (Urbs) encerrou às 17h desta segunda-feira (05) a abertura de 101 novas propostas contendo documentos dos candidatos à obtenção das novas licenças de táxi em Curitiba. A sessão pública teve início às 9h e foi realizada no Salão de Atos do Parque Barigui. Segundo informações da assessoria de imprensa da Urbs, cerca de cem pessoas acompanharam a abertura dos envelopes.

A comissão criada pela Urbs dará continuidade a análise criteriosa dos documentos em regime fechado, que determinará a classificação ou não das propostas. A ata com o resultado da análise dos envelopes abertos nesta segunda-feira (05) e a relação dos novos classificados na licitação deve ser publicada na próxima semana. Caso haja alguma desclassificação, outros candidatos devem ser convocados.

A nova etapa é realizada porque 101 dos primeiros 750 convocados na licitação dos táxis foram desclassificados na fase de análise dos documentos. Por esse motivo foi necessário chamar os próximos qualificados da lista da licitação para assumir as novas placas. O certame teve 2.147 candidaturas, mas apenas 1.919 foram classificados. Dos 1.919, na primeira fase, foram convocados 750, mas somente 649 tiveram as candidaturas confirmadas. Por isso é que sobraram 101 placas disponíveis.

Passado o prazo de cinco dias úteis para a apresentação de recursos, após a divulgação dos classificados, e a análise dos mesmos, ocorrerá a liberação ou não para o cadastramento dos novos táxis.

Previsão

A previsão é de que até o fim deste mês todos os táxis estejam circulando, aumentando a frota da capital para 3.002 veículos. Esta é a primeira ampliação de frota dos últimos 40 anos e pretende completar o número estipulado de 750 vagas abertas.

As novas autorizações valem por um prazo de 35 anos. Nesse período, o dono da placa só poderá transferir a autorização uma única vez. Além disso, isso só pode ocorrer três anos após o recebimento do termo de outorga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]