i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
América do Sul

Mais homicídios e usuários: Uruguai é alerta contra projeto que libera plantio de maconha

  • PorGabriel de Arruda Castro, especial para a Gazeta do Povo
  • 01/11/2020 14:14
Liberação da maconha piorou índices relacionados à segurança pública
Liberação da maconha piorou índices relacionados à segurança pública| Foto: Bigstock

Uma proposta em apreciação na Câmara dos Deputados pode resultar na liberação do plantio da maconha no país - e não apenas para fins medicinais. O texto de autoria do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), na verdade, é o substitutivo de uma proposta bem mais branda apresentada há cinco anos. Inicialmente, o projeto em discussão propunha apenas o comércio de produtos à base de cannabis para a produção de medicamentos.

Mas a proposta de Ducci vai muito além: permite “cultivo, processamento, pesquisa, armazenagem, transporte, produção, industrialização, comercialização, importação e exportação”. O texto também contempla “produtos sem fins medicinais”. Se depender do exemplo do Uruguai, entretanto, o país não tem muito a ganhar com a flexibilização na legislação antidrogas.

Defensores da legalização costumam citar positivamente o caso do Uruguai, que liberou o comércio e a produção da maconha, inclusive para fins recreativos. Obviamente, o cenário difere, e muito, do Brasil: a população do Uruguai é metade da cidade do Rio de Janeiro. O que funciona no território uruguaio não necessariamente vai funcionar em um país muito mais complexo e menos homogêneo. E, mais importante: as estatísticas uruguaias são preocupantes.

A liberação do comércio da maconha foi sancionada no fim de 2013 no Uruguai; mas, devido às dificuldades burocráticas, o comércio só teve início em julho de 2017. De forma geral, a legalização tendeu a servir como um incentivo ao consumo. Ao mesmo tempo, por causa das regras burocráticas em excesso, a oferta da maconha “oficial” (vendida em farmácias, mediante um cadastro prévio) é reduzida. Isso reforça o mercado paralelo, que também atende pelo nome de narcotráfico. No ano em que o comércio da maconha teve início, os homicídios tiveram uma alta de 5,6% (puxados exatamente pelos meses pós-legalização) em relação a 2016. De 2017 para 2018, o salto foi de impressionantes 45,8%. Segundo o governo, metade desses assassinatos tem a ver com o tráfico de drogas.

Um levantamento do UNDOC, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, concluiu que o consumo de drogas no Uruguai em 2017 estava num patamar muito superior ao de 2014, em todas as faixas etárias. O crescimento mais acentuado ocorreu na faixa dos jovens entre os 19 e os 24 anos, em que o consumo habitual passou de menos de 25% para mais de 35%.

Os resultados da liberação no Uruguai são fruto de uma mudança mais radical da que a que se propõe no Brasil - o projeto em debate na Câmara não libera o plantio para fins recreativos -, mas a legislação do país vizinho parece se assentar em pressupostos semelhantes aos defendidos por parlamentares como Ducci. Um deles: o de que o Estado será capaz de fiscalizar uma miríade de regras envolvendo o plantio e o transporte legal da maconha.

Em entrevista à Gazeta do Povo, o deputado Luciano Ducci afirmou que o Estado brasileiro tem condições de fiscalizar o que impõe o projeto de lei. O professor Lucas Freire, do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, não tem tanta certeza. Embora seja favorável a uma liberalização nas leis que tratam da venda de drogas no país, ele critica a pretensão de que o governo vai ser capaz de controlar o plantio da cannabis no Brasil.

“Existe uma certa ingenuidade em como o assunto tem sido tratado. Qualquer tentativa de regulação por parte do Estado corre o risco de resultar em consequências não planejadas. Simplesmente, falta a qualquer grupo de burocratas e legisladores a capacidade e o conhecimento para prever todas as consequências não intencionadas na hora de se desenhar uma lei desse tipo”, afirma.

No campo da segurança pública, um dos argumentos em favor da liberação da maconha é a possibilidade de que a polícia deixe de perseguir pequenos consumidores de drogas para se concentrar em crimes mais graves. Mas, no Brasil, o consumo da maconha já é "praticamente legalizado" desde 2006. Uma lei que entrou em vigor naquele ano acabou com a pena de prisão para quem porta a droga para consumo próprio. Quem é flagrado, por exemplo, com uma porção de cocaína será, se muito, encaminhado para “advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade ou medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo”.

Isso não resultou em um efeito visível na criminalidade no país, entretanto. Na verdade, a taxa de homicídios manteve uma tendência de crescimento na década seguinte. “Essa lei causou uma explosão no consumo de drogas no Brasil, e o consumo não pode ser vinculado do tráfico internacional de drogas”, ressalta Olavo Mendonça, especialista em Segurança Pública e major da Polícia Militar do Distrito Federal.

Mendonça avalia que, caso o projeto de lei em discussão na Câmara seja aprovado, o tráfico vai tirar proveito das novas regras graças ao seu poder financeiro. “O crime organizado age na cultura, patrocina ONGs, corrompe agentes públicos. É uma indústria bilionária”, afirma. Outra consequência da liberação do plantio, segundo Mendonça, seria trazer para dentro do Brasil um problema que hoje, ainda é limitado dentro do território nacional: “O Brasil, apesar de ser um grande consumidor de droga, não é um grande produtor. As plantações estão principalmente em países vizinhos. Essa proposta pode migrar o plantio para dentro do Brasil”, explica.

Para avançar na tramitação, o substitutivo ainda precisa ser aprovado pela Comissão Especial da Câmara que analisa o texto. De lá, ele vai para o plenário da Casa e, se aprovado, segue para análise do Senado. Para entrar em vigor, a mudança ainda dependeria de sanção presidencial. O governo atual não vê a ideia com bons olhos. O secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, criticou o projeto em entrevista à Gazeta do Povo e afirmou que o Executivo é contrário à liberação do plantio da maconha no país.

44 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 44 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Siqueira

    03/11/2020 12:20:05

    Aos arautos da liberalização da maconha: vão passar um dia num Centro de Atenção Psicossocial especializado em álcool e drogas (CAPS-AD) de sua cidade, é a antevisão do inferno! Tem maconheiro universitário tendo surto psicótico e comendo fezes, cachaceiro querendo beber o álcool em gel, craquenta tirando a roupa e se masturbando com aquela escovinha de limpar privada na frente de todo mundo, 08 pessoas mais a mãe desesperada, tentando segurar uma moça (com surto e quebrando tudo) para aplicar remédio, chefe de boca de fumo ameaçando os profissionais porque o "noia" está devendo e se esconde no CAPS e por aí vai... Bando de "teoricão" defendem a liberação dessa joça porque nunca viram isso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos Liboni

      02/11/2020 13:36:29

      A maconha é uma DROGA perigosa que causa diversos problemas a saúde física e mental do ser humano. Não deve ser liberada sob nenhum pretexto e seu plantio e comercialização deve ser combatido pelas autoridades e o estado legal. Ao deputado que defende o projeto amplo, bem como a todos que também defendem o plantio e liberalização vale a pena lembrar que a lei natural do retorno impera sobre todas as ações deliberadas humanas, por gerações. Independentemente de você ser um materialistas puro, pelas lealdades e elos invisíveis que unem as gerações, seus familiares e gerações futuras se sacrificarão pelo direito natural a vida que você está tirando de outros com o estímulo ao uso de drogas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        EDN

        02/11/2020 12:24:45

        Luciano Ducci querendo sair do ostracismo político e fazendo m....

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Pzig

          02/11/2020 11:00:51

          Vão aumentar os problemas. De um lado multiplicar e estender muito mais o numero de usuários, pela percepção de que se está legalizado não faz tão mal. Por outro não vão solucionar em nada o tráfico, veja o cigarro que é legal e continua com um contrabando e venda criminosa intensa de cigarros falsos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Elza Janzen

            02/11/2020 10:52:01

            Sem entrar no merito moral dessa história, liberar a comercialização sem poder garantir competição de preços não tira traficantes de cena. E mesmo que haja competição, não quer dizer que traficantes envolvidos com drogas mais perigosas não vão participar desse jogo. Muito ingênuidade.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              LEONARDO RIBAS GOMES

              02/11/2020 10:09:12

              Exatamente igual o cigarro. não adianta legalizar e cobrar um imposto carissimo, sob qualquer pretexto. Pois isso vai manter o mercado ilegal. Só um tonto não enxerga isso. Uma legalização plena, e eficaz, melhora os numeros da violencia. Nos EUA nos estados que legalizaram a maconha recreativa, o numero de usuarios jovens diminuiu. Mas a GAZETA so acha dados contrários, pois sua religião a impede de fazer jornalismo pra obedecer as ordens do o amigo imaginario.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              3 Respostas
              • J

                JP1980

                08/11/2020 15:58:27

                A Califórnia está fora dos Estados Unidos, Leonardo?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • S

                Siqueira

                03/11/2020 11:58:30

                Prezado Leonardo, infelizmente a coisa não é tão simples assim. Passe um dia num Centro de Atenção Psicossocial especializado em álcool e drogas (CAPS-AD) da sua cidade e vc vai poder tirar as suas conclusões sobre o quão maléfico é o resultado do consumo de drogas e a que barbaridades um ser humano pode se sujeitar só para dar uma "picada" ou dar "um dois".

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • P

                Pzig

                02/11/2020 10:49:34

                Mentira!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • L

              LEONARDO RIBAS GOMES

              02/11/2020 10:05:56

              Gazeta fazendo antijornalismo somente em razão da ideologia de seus donos. Por que não olham a legalização em Israel (que também legalizou recreativo) e o Canada que legalizou no pais inteiro e não vemos numeros de assassinato e outros como vcs mostram no Uruguai, que alias, foi mal feita a legalização, basta corrigir as leis, e não achar que o problema foi a maconha. Quem fuma maconha não é violento. a violencia existe pela proibição em si. Separa maconha das outras drogas pesadas como cocaina e heroina

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • J

                JP1980

                08/11/2020 15:59:02

                Você vai morrer, maconheiro!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • S

                Siqueira

                03/11/2020 12:01:40

                Vc está enganado, vá visitar um centro de reabilitação! Esse é o típico discursinho do "maconheiro limpinho".

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • A

              ALEX

              02/11/2020 7:52:33

              Achar que o tráfico vai acabar com a legalização da maconha é de uma ingenuidade e de uma ignorância atrozes. A maconha "legal" é mais cara, já que paga impostos. Logo, cria-se um mercado ainda maior para a venda ilegal da droga, já que o consumo aumenta com a descriminalização completa. Junto com o aumento da venda ilegal, aumenta a violência. Ou alguém acha que os traficantes de agora serão convertidos em bondosos vendedores de cannabis?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                José Vicente bittencourt

                02/11/2020 6:28:40

                O mundo está ficando de "cabeça pra baixo" mesmo. A proposta do deputado Luciano Ducci sobre plantio da Cannabis sativa (maconha) e a liberação sem fins medicinais, é insana, não é possível. Um sujeito ligado á saúde no Paraná. - Etão ele não sabe que qualquer droga ilícita é muito nociva, mais nociva que as drogas lícitas? A maconha tem muitos componentes, sendo que só o canabidiol é tido como medicinal para casos de epilepsia, etc. Sou totalmente contrário à legalização da maconha para fins "recreativos". Não resolverá casos de tráficos e como agravante, fatalmente ocorrerão mais crimes diversos associados à droga, tais como: Homicídios, furtos, roubos, agressões, etc.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Paulo H.

                  02/11/2020 2:31:23

                  A insistência na estupidez é a estupidez por excelência. E a liberação das drogas é uma experiência fracassada no mundo inteiro. A opção pela liberação sempre trouxe efeito nefasto, exceto para o traficante. Essa proposta, de modo geral, isto é, no que tange tanto ao seu conteúdo quanto ao seu proponente, é o suprassumo da canalhice. É obra da mais imunda escória da política nacional. E se aprovada transformará o Brasil em mais um narco-país na América do Sul. E é desnecessário dizer que isso é tudo o que país nenhum precisa.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Guilherme

                    02/11/2020 1:41:13

                    1. A legalização de qualquer droga traz como consequência imediata a diminuição da percepção de risco, sobretudo por crianças e adolescentes. 2. O artigo 20 do substitutivo do PL 399/15 permite que produtos saborizados, coloridos e até com novos formatos poderão ser comercializados em qualquer farmácia do país, sem limite de concentração de THC . Nos EEUU temos até algodão doce "medicinal" com THC. 3. A acertada Resolução 37/2019 da Anvisa já permite a produção de medicamentos contendo derivados de Cannabis no país. 4. A Nova Zelândia rejeitou o Cannabusiness, apesar do assédio mercadológico de grandes investidores. 5. O CONESD-PR não apoia o PL 399/15. Exemplo a ser seguido.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Clodoaldo

                      01/11/2020 23:06:56

                      Essa proposta partindo de deputado do PSB, um dos partidos que compõem a ala esquerdista, bando de maconheiros, **** e pervertidos, não há o que esperar de bom dessa raça de víboras.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        CSG

                        01/11/2020 23:00:51

                        Gazeta do Bozo marca sua posição. .. Não tenho opinião a respeito, do jeito que tá não pode ficar , mas liberar...sei lá.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • T

                          TOATOA

                          01/11/2020 21:46:16

                          Gazeta deixa claro que é contra a legalização da maconha. vejo aqui muito preconceito E muita ignorancia. a planta cannabis foi DEUS que fez. uma grande mentira falar que aumentou os homicidios e usuarios por causa da liberação por causa da maconha. veja nos EUA na maioria dos estados ta liberado, este GABRIEL DE ARRUDA É UM **** FALAR ISTO. o que mata é o trafico, quem usa a droga que relaxar quer curtir a droga o unico mal que a pessoa faz é com ela mesma.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • J

                            JP1980

                            08/11/2020 16:00:59

                            O problema é que o tráfico é alimentado pelo usuário. Simples assim!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Carlos Roberto

                          01/11/2020 21:06:54

                          O Bozo não vai permitir liberar esta porcaria no Brasil. Aos viciados, que fumem esterco de cavalo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Maquiavel

                            01/11/2020 20:45:19

                            E o sujeito ainda queria ser prefeito de Curitiba...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • P

                              Pzig

                              02/11/2020 10:52:50

                              Infelizmente foi . E um péssimo prefeito.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • C

                              CSG

                              01/11/2020 22:59:18

                              Foi Prefeito

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Raffael Favarim Vendrametto

                            01/11/2020 20:40:00

                            Aborto so não é permitido em paises pobres onde a religião predomina. A maconha esta cada vez mais sendo regulamentada em paises desenvolvidos onde esta movimentando bilhoes. Quanto mais tempo o Brasil levar para entrar nesse mercado( como produtor) e nao so como importador pior sera.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • L

                              Luigi Tenco

                              02/11/2020 0:59:13

                              Aborteiro e maconheiro, a vergonha da família.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • F

                            F.Neto

                            01/11/2020 20:09:40

                            Drogas e aborto, tudo liberado, é isso que nossa juventude quer? Triste.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Curitibano

                              01/11/2020 19:59:18

                              Ter um ex-prefeitocorrupto, que deveria estar preso, como deputado não poderia resultar em nada de bom.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • G

                                Gustavo

                                01/11/2020 19:40:50

                                O cigarro é legalizado! Por que há contrabando de cigarros? Deputado **** ! Sabe que no Brasil uma lei dessas vai cravar de vez uma faca no coração da juventude, que já anda com ela sempre no pescoço!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Avlis Sotnas

                                  01/11/2020 19:29:19

                                  do jeito que tá, tão bom! com o controle que temos sobre as drogas e o narcotráfico, conseguimos reduzir os homicídios ano a ano. também, graças a eficiência do estado brasileiro, as ações penais relacionadas ao tráfico de drogas são super céleres e 95% direcionadas aos grandes traficantes. nossas fronteiras são exemplo de controle, não passa nem agulha sem identificação. legalizar drogas é por todo esse sucesso de combate as drogas em risco. muito perigoso isso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Cético

                                    01/11/2020 19:23:41

                                    Projeto de uma excrescência absurda. Impertinente. Esse indivíduo já ouviu falar em crime organizado e narcotráfico? Parece que não. Alienado progressista.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • I

                                      ilson Machado Santa Brígida

                                      01/11/2020 19:20:46

                                      Esse sujeito não tinha um projeto melhor para propor ao país. Sem a liberação das drogas o país é um caos, que dirá com a liberação. Sr Luciano Ducci um péssimo exemplo para os paranaenses. Ainda tem eleitores dementes que votam nesse ...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marcos Ctba

                                        01/11/2020 18:49:32

                                        E tem ignorante que mandou voto para esse elemento. Eita povinho tolo. Toma na cara, depois ficam chorando mortes e violência

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          Salo

                                          01/11/2020 18:47:54

                                          Este político está na contramão da preservação da família e vida das pessoas. Se os derivados da maconha fariam bem a poucos doentes a liberação certamente provocará a dependencia e morte de muitos mais. Depois, vem o craque, cocaína, etc. Otimo projeto para os traficantes e pensar que este cara foi prefeito de Curitiba. Vamos nos lembrar bem nas próximas eleições.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • E

                                            EURICO BORGES DOS REIS

                                            01/11/2020 17:54:29

                                            Interessante Nunca fumei um cigarro na minha vida de 68 anos até agora Meu falecido pai, fumou por todos seus filhos Dito isso, estive recentemente no Canadá, onde surpreendeu-me lojas de venda de todo tipo de maconha, sem burocracia , muito parecidas até com nossas lojas de vinho Não li nada a respeito de aumento de violência e narcotráfico no Canadá Menos ojeriza e mais racionalidade no debate

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            4 Respostas
                                            • J

                                              JP1980

                                              08/11/2020 16:04:58

                                              Brasil é muito parecido com o Canadá! Legaliza mesmo. Belo exemplo!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • T

                                              TOATOA

                                              01/11/2020 22:27:07

                                              O autor da materia é bem burro.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • .

                                              .

                                              01/11/2020 20:26:44

                                              Eduardo Oliveira: claro, e o canadá é um ótimo parâmetro pro brasil tb. #JENIO

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Eduardo Oliveira

                                              01/11/2020 18:34:16

                                              O autor do texto é ainda extremamente desonesto, pois primeiro argumenta que as estatísticas uruguaias não servem de base para o Brasil, para depois falar que as estatísticas são negativas.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Sr. Walker

                                            01/11/2020 17:48:34

                                            Essa uma autêntica ideia de jerico. Faria muito melhor se mantivesse a boca fechada Sr Luciano.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              LEANDRO JOSE DE OLIVEIRA

                                              01/11/2020 17:46:36

                                              Desculpe Sr Deputado Luciano Ducci , mas o Estado brasileiro não tem condições de fiscalizar nem as rodovias e o senhor acha que irá fiscalizar, venda, plantio e comércio , da sua sala sem ver mundo real e fácil legislar senhor .

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Lucio Araripe de Abreu e Lima

                                                01/11/2020 17:44:33

                                                O Estado Brasileiro será capaz de controlar ou fiscalizar a produção da maconha é a maior sandice que se pode ver. As entidades estatais não controlam nada ! Ou vocês estão esquecidos dos desvios de dinheiro na Petrobrás e obras públicas ? Vão dizer que foi perseguição do Moro, mas o DINHEIRO ESTÁ VOLTANDO DOS BANCOS NO ESTRANGEIRO. O Estado é regido pelos políticos. Ali, vale tudo: Dinheiro em malas, na cueca, em todo canto. Já o crime, é muito bem ORGANIZADO. Quero ver um membro do PCC desviar dinheiro. O Estado controla as milicias ? Importantes agentes do Estado soltam traficantes. Controlam o que !?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • .

                                                  .

                                                  01/11/2020 17:41:35

                                                  Só procurar no Google "netherlands narco state" que vai aparecer diversas matérias e há até um documentário sobre o que virou a liberação das drogas na Holanda. Não é tornando legal uma atividade criminosa que transformará um criminoso em uma pessoa inocente. Falam que as drogas geram impostos e são um bom negócio, usam alguns estados democratas americanos como exemplo, mas ignoram que os criminosos passam a ter dinheiro limpo (sem necessidade de lavagem) e passam a comprar imóveis, compram negócios legais, compram influência e com poder na mão, compram políticos e membros da suprema corte. Narco-estado é o único caminho para quem decide legalizar as drogas.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • P

                                                    Pzig

                                                    02/11/2020 10:57:13

                                                    Perfeito. Veja o cigarro que é legal e continua com um trafico intenso de cigarros falsos.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.