• Carregando...

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (9) em todo o Brasil. Os paranaenses que ainda não foram vacinados devem procurar uma unidade básica de saúde para garantir a imunização.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), as doses protegem contra os vírus que mais circularam no ano anterior: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito.

Podem receber gratuitamente a vacina idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Ao se dirigir a um posto de saúde é preciso levar documento de identificação e carteira de vacinação.

Quem se vacinou no ano passado, deve tomar a dose novamente este ano. Exceção feita para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou têm alergia a ovo.

Meta

De acordo com a Sesa, a meta para este ano é imunizar 2,9 milhões de paranaenses. Até esta segunda-feira (5), 1 milhão de paranaenses já foram vacinados, o que representa 46% do público-alvo.

Apesar de ainda estar longe da totalidade a cinco dias do fim da campanha, o estado tem o maior índice de vacinação do país.

Em Curitiba 58% da meta das 310 mil pessoas que compõem o público alvo foi atingida.

No ano passado, foram vacinados 2,6 milhões de paranaenses. O governo do estado registrou 1,7 mil casos de gripe e 61 pessoas morreram em consequência da doença.

Dia D

No dia 26 de abril foi realizado o dia nacional (Dia D) de mobilização para a campanha de vacinação contra gripe do Ministério da Saúde. Cerca de 400 mil pessoas foram vacinadas em todo o Paraná nas 2.500 unidades básicas de saúde que abriram as portas para vacinar os grupos prioritários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]