• Carregando...

Tira-dúvidas

A Gazeta do Povo vai ajudar a esclarecer as principais dúvidas dos leitores sobre a gripe A H1N1. Clique aqui para mandar a sua pergunta. As questões selecionadas serão respondidas por especialistas e publicadas na versão impressa e on-line do jornal.

- Confira as respostas das questões já enviadas pelos leitores

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

Shows, eventos esportivos, reuniões e atividades que gerariam aglomeração estão sendo cancelados no Paraná em função do medo da gripe suína. A Orga­nização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que eventos públicos sejam adiados quando possível. Não há, no entanto, qualquer determinação que obrigue o adiamento.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, José Lúcio dos Santos, caso os eventos sejam mantidos, é necessário seguir medidas de precaução. "As organizações dos eventos e os próprios participantes devem estar atentos aos sintomas", afirma.

É isso que o aposentado Carlos Franze e o padre Carlos Neri, que integram o grupo responsável pelo Encontro Vocacional dos Jovens, que começa hoje e vai até domingo, estão fazendo. "Can­celar o evento seria muito complicado", afirma padre Neri. Os mais de 4 mil inscritos no evento religioso, que vêm de todo o Brasil e de Assunção (Paraguai), receberam orientações para portar álcool gel na ocasião e para não comparecer ao encontro caso apresentem algum sintoma.

O Hospital das Clínicas da Uni­versidade Federal do Paraná decidiu ontem cancelar a palestra Ama­­mentação em situações especiais, marcada para o dia 6 de agosto, e a peça teatral Amor e loucura, que aconteceria de 3 a 5 de agosto no Teatro da Reitoria da UFPR. Segun­do o HC, a Semana de Aniversário, realizada todos os anos perto do dia 5 de agosto, também foi suspensa para que o hospital se dedique ao máximo nos tratamentos da gripe suína.

O Círculo Militar do Paraná suspendeu as aulas de vôlei, basquete, natação e musculação, com previsão para reinício no dia 10 de agosto. A prefeitura de Pontal do Pa­­raná adiou o concurso público que seria realizado domingo. Os mais de 1,8 mil inscritos podem obter mais informações em www.pontaldoparana.pr.gov.br.

A APP-Sindicato também adiou a reunião do Conselho Estadual e a Assembleia Esta­dual, marcada para amanhã.

* * *

Interatividade

Cancelar eventos públicos no país neste momento é um exagero?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]