• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A chegada de 2017 terá direito a show de fogos de artifício na maior parte do litoral do Paraná e Santa Catarina. Além do espetáculo de cores no céu, com duração média de 12 minutos, os veranistas, em alguns pontos, poderão se divertir ainda com festas organizadas pelas próprias prefeituras. Ao menos nas praias do estado, são esperadas mais de 700 mil pessoas nas ruas.

MAPA: veja os pontos de queima de fogos no mapa

É o caso de quem escolheu passar o ano-novo em Matinhos. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, serão três pontos com show de fogos - na direção da Avenida Atlântica com Rua Alvorada, Avenida Atlântica com Avenida Londrina, ambos no balneário de Caiobá, e na Avenida Atlântica com a Rua José Meduna. Neste último trecho, um palco já foi montado e deverá receber bandas a partir das 21 horas. Nos outros dois pontos, haverá trio elétrico no mesmo horário. A festa deve seguir até às 2 horas da madrugada do dia 1º de janeiro.

Em Guaratuba, a tradicional queima de fogos acontecerá no Morro do Cristo, ponto de onde pode ser observada pelos veranistas na orla da praia central. Também haverá trio elétrico, das 22h às 2 horas.

No município de Pontal do Paraná, haverá show de fogos de artifício para celebrar o revéillon em cinco balneários - Shangri-la, Ipanema, Santa Terezinha e Praia de Leste. Já em Paranaguá, a apresentação acontecerá em frente à Praça de Eventos, no Rio Itiberê, seguida de show da Virada.

Em Morretes, por sua vez, o espetáculo foi garantido nas margens do Rio Nhundiaquara, por um hotel e restaurante de mesmo nome. A Prefeitura de Antonina não confirmou se realizará show pirotécnico na chegada do Ano Novo.

Na antevéspera de ano-novo, litoral tem praias cheias e vagas quase esgotadas

Leia a matéria completa

Santa Catarina

Em Balneário Camboriú, o show de fogos na praia central da cidade promete ser o maior do Sul do país. Dezenas de balsas devem disparar 20 toneladas de explosivos para o céu, de frente para a Avenida Atlântica. A pirotecnia deve durar cerca de 15 minutos e simular efeitos como cores e figuras geométricas. Haverá também fogos aquáticos e animação com shows na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 19 horas.

Quem estiver em Piçarras poderá conferir o show de fogos no Molhe Central, enquanto quem estiver em Itapema, na orla da Meia Praia, entre as Ruas 225 e 223.

Em Bombinhas, devido a uma lei municipal, a queima de fogos em locais públicos está proibida.

Bombeiros recomendam cuidados na virada

Para aproveitar a virada do ano na praia, a recomendação dos organizadores é procurar chegar mais cedo na orla. Levar cadeiras e esteiras também pode garantir um pouco mais de conforto para quem quiser sentar nas calçadas ou mesmo areia.

É importante, no entanto, ficar atento com pertences e, principalmente, crianças. Segundo o Corpo de Bombeiros, a observação de onde os pequenos estão deve ser constante, a fim de evitar perdas no meio da multidão.

A entrada no mar também deve ser evitada à noite, principalmente depois de ingerir bebidas alcoólicas. Não haverá guarda-vidas no período noturno do dia 31. “A presença de guarda-vidas na praia dá uma falsa sensação de segurança e eles não conseguem ter visibilidade suficiente para promover o trabalho, de forma que a segurança das pessoas fica em risco. Saltar as sete ondas é possível sem entrar tanto no mar”, afirma a tenente Virgínia Turra, porta-voz da corporação na Operação Verão.

Além disso, ela recomenda que é fundamental respeitar todas as faixas de isolamento e sinalização de onde são soltos os fogos de artifício da noite de réveillon. Quem for usar fogos por conta nunca deve utilizá-los próximos a aglomerações e nem deixá-los em contato com crianças. O ideal é procurar lojas especializadas e produtos certificados. Todas as regras de uso do material, contidas em embalagens, devem ser seguidas. “Criança não deve manusear fogos de artifício. Isso é para adultos”, reforça a tenente.

Último dia de 2016 com temporal

O clima no último dia do ano permanece com instabilidade atmosférica e condições favoráveis para chuva em todo o Paraná. É no período da tarde, contudo, segundo o Simepar, que devem ocorrer chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos. Há risco de temporais na maioria das regiões do estado.

As temperaturas ficam entre 18ºC e 28ºC, em Curitiba. No litoral, Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná registram variação térmica de 24ºC a 31ºC. No interior, os termômetros variam entre 21ºC e 32ºC em Londrina, entre 22ºC e 31ºC em Maringá, e entre 23ºC e 30ºC em Foz do Iguaçu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]