• Carregando...
Balão em formato de cegonha com 55 metros de comprimento anuncia campanha de paternidade em Curitiba | Snap Balonismo/Jonas Bogucheski
Balão em formato de cegonha com 55 metros de comprimento anuncia campanha de paternidade em Curitiba| Foto: Snap Balonismo/Jonas Bogucheski

Envie sua foto

Fotografou a passagem do balão? Então mande seu registro para a Gazeta do Povo Online. Para enviar, clique aqui.Não esqueça de colocar seu nome completo, horário e local em que foi feita a foto e a autorização para publicação.

Cegonha gigante sobrevoou os céus de Curitiba nesta terça-feira (16)

  • Condições dos ventos levaram o balão em formato de cegonha para o município de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba

Partiu às 9h desta terça-feira (16), do Parque Barigüi, em Curitiba, o balão construído em formato de cegonha, de cerca de 55 metros de comprimento, que pretende divulgar o projeto Maternidade e Paternidade Responsável, do ginecologista Karam Abou Saab. A assessoria de imprensa do médico informou que o vôo durou uma hora e cinco minutos. O balão seguiu em direção a Campo Largo e pousou no município de Campo Magro, na região metropolitana.

A intenção era que a ave gigante sobrevoasse a cidade de Curitiba, mas os organizadores estão satisfeitos com o fato de o lançamento ter sido bem-sucedido. O vôo estava previsto originalmente para o sábado (13), mas chuva e ventos fortes forçaram o adiamento.

Nesta quarta-feira (17), segundo o ginecologista, o balão vai para os Estados Unidos, onde participará do Festival Internacional de Balonismo, em Albuquerque, Novo México. Ainda de acordo com o médico, quando retornar ao país, em 15 de outubro, o balão será levado para outros estados, para a continuação da campanha. A partir desta data, outros lançamentos com o balão estão previstos em Curitiba, pois há a intenção de continuar com a campanha.

Construção

O balão foi projetado pelo estudante de engenharia civil, Lucas Chemin,18 anos, e custou cerca de R$100 mil. "Gastamos por volta de 3.200 metros de tecido. É um balão para voar no máximo a 700 metros de altura", diz. O projetista já fez diversos balões e já foi premiado em outra edição do festival norte-americano, no qual a cegonha está inscrita. "É o maior evento do gênero do mundo. A expectativa é sempre vencer, principalmente porque é um balão alegre e diferente. O concurso tem vários balões bonitos e engraçados, mas como é voto popular, vai depender do gosto do público", explica.

A cegonha levou cerca de quatro meses para ficar pronta. Possui 24 metros de altura e foi desenvolvido exclusivamente para a campanha.

Campanha

Inicialmente o Maternidade e Paternidade Responsável é promovido pelo centro de fertilidade, mas deve receber apoio das secretarias estadual e municipal de saúde e do Ministério da Saúde. "Ela começa aqui em Curitiba mas vai atingir posteriormente todo o país. O governo gostou da idéia e vai ampliar", comenta o ginecologista responsável.

Saab é chefe do Serviço de Reprodução Humana do Hospital de Clínicas (HC) e diretor do Centro Paranaense de Fertilidade. A clínica é responsável pelo primeiro bebê de proveta do estado, nascido em 1986.

Segundo o médico, o objetivo da campanha é focar os adolescentes, conscientizando sobre as implicações de gestações precoces e não-programadas. "O projeto quer também alertar mulheres em idade reprodutiva para que não adiem por muito tempo o momento de ter filhos. Isso reduz o risco de não poder tê-los na hora desejada."

O médico informou que a fertilidade feminina é reduzida ao longo dos anos. "A mulher pode permanecer jovem por muitas décadas, mas o mesmo não ocorre com sua fertilidade. Após os 35 anos ela decresce rapidamente, atingindo níveis críticos após os 40", disse Saab.

Durante a campanha, o ginecologista e uma equipe de médicos vai distribuir gratuitamente o "Disco da Fertilidade", um dispositivo para auxiliar as mulheres na identificação dos dias férteis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]