
Na maior festa brasileira o carnaval a principal regra é a diversão e, para aguentar os cinco dias a fio, é importante garantir uma alimentação energética. No entanto, há também o outro lado: alimentos pesados podem acabar com a folia. Como garantir o bem-estar, então? Basta equilíbrio.
A receita, segundo os especialistas, é simples e começa pela máxima da alimentação saudável comer pouco, mas várias vezes ao dia. Durante a festa, em especial, é importante ingerir algo a cada três horas para que o organismo se recupere dos excessos do dia anterior, mantenha a energia e amenize os efeitos indesejáveis das bebidas alcóolicas. "Nenhuma refeição deve ser desprezada, nem mesmo o jantar, que será a última antes da festa. As quantidades podem ser pequenas, mas a qualidade é importante", afirma Adriana Zadrozny Murara, nutricionista e professora dos cursos de pós-graduação em Nutrição da Facinter e da Fatec Internacional, instituições do Grupo Educacional Uniter.
Alimentos pesados e gordurosos devem ser evitados ao máximo. "Um churrasco ou uma feijoada sobrecarregam o corpo, dando aquela sensação de indisposição", diz a nutricionista Deborah Gariba Nunes, de Antonina. Ela afirma também que os carboidratos complexos (pão, macarrão e arroz) devem ser preferidos em detrimento dos simples (bolos e balas). "Esse tipo de carboidrato é metabolizado rápido. O ideal são os que chamamos de complexos, que demoram para serem digeridos e dão, por mais tempo, energia ao corpo". A preferência é pelos integrais, mais ricos em fibras e que ajudam na digestão e na eliminação da gordura.
Ao longo do dia, Adriana recomenda que os foliões bebam líquidos em abundância, sobretudo água, água de coco e isotônicos gelados. "Gotinhas de limão garantem o efeito antioxidante, já que a época é mesmo de excessos e, com muita água, é o remédio para uma eventual ressaca. Uma castanha-do-Pará por dia também ajuda a manter a imunidade". Ainda no caso da ressaca, quem aguentar o sabor amargo do boldo, pode prepará-lo gelado e também com limão.
Junto com os cereais (em barrinha ou com iogurte), as frutas são a melhor pedida para o lanche da tarde. As mais indicadas são manga, banana e uva, energéticas e de fácil consumo. "Os pacotinhos com frutas desidratadas também valem. Caso o foco seja a hidratação, o melhor é optar pelas ricas em água, como melancia e abacaxi, ou uma bela limonada", diz Adriana.
No caso daquele sono incontrolável no meio da folia, é comum as pessoas tomarem bebidas a base de cafeína, como refrigerantes, chás preto, verde e mate. Mas Adriana adverte que, devido a falta de estudos conclusivos na literatura sobre os efeitos da cafeína e sua quantidade ideal, o melhor é maneirar no consumo dessas bebidas. O guaraná, por sua vez, salvo em situações bem definidas (hipertensão e doenças cardíacas, principalmente), parece ser bem tolerado pela população em geral. "Recomendo apenas que quem não está acostumado a tomar opte por pequenas doses."