• Carregando...
Primavera chuvosa e ligações irregulares de esgoto são as principais causas da poluição da água do mar | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Primavera chuvosa e ligações irregulares de esgoto são as principais causas da poluição da água do mar| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

As análises de balneabilidade nas praias do Paraná serão mais rápidas nessa temporada. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) inaugurou em parceria com a Sanepar na tarde dessa segunda-feira (15) o Laboratório de Qualidade de Água do Mar (Laquamar), localizado no quilômetro 4,3 da PR-407 (a rodovia das praias).

Com o novo laboratório, as análises deixarão de ser feitas em Curitiba, dando mais agilidade ao processo. Dessa forma, ao invés de 48 horas para a conclusão, a análise ficará pronta em 18 horas, conforme anunciou o secretário estadual de Meio Ambiente, Rasca Rodrigues. A partir do dia 17, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgará semanalmente as condições de balneabilidade das praias do Paraná.

Na inauguração do laboratório, Rodrigues afirmou que a primavera chuvosa e os problemas de saneamento básico no Litoral (uma campanha da Sanepar está cortando o abastecimento de água dos imóveis com ligação de esgoto irregular) são os principais fatores que prejudicam a qualidade da água nas praias. "Não é uma previsão otimista, tendo em vista que a primavera foi muito chuvosa", comenta o secretário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]