• Carregando...
Antonina registrou maior temperatura da história nesta quarta-feira: 40,9ºC | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Antonina registrou maior temperatura da história nesta quarta-feira: 40,9ºC| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Nesta quinta-feira (5), Morretes registrava 38,8°C no início da tarde, o que já seria a maior temperatura do ano no Paraná. Mas Antonina quebrou o redorde e registou 40,9°C por volta das 14 horas, e sensação térmica de 59ºC pouco depois, às 16 horas. Além de ser a máxima do estado, é essa é a temperatura mais alta da história do município desde que se iniciaram as medições, em 1978.

"É uma região em que facilmente cria-se um bolsão de ar quente que favorece as altas temperaturas, da mesma forma que está mais sujeita a fortes chuvas", explica o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Marcelo Brauer Zaicovski.

A sensação de calor, que chegou a quase 60ºC no horário de temperatura mais alta, foi consequência da alta umidade da Região Leste com a massa de ar quente parada sobre o Paraná.

Outros municípios

Temperaturas elevadas foram registradas em todo o Paraná e em outras cidades do Litoral. Em Guaratuba, a máxima foi de 33,1°C e a sensação térmica chegou aos 44°C. "A proximidade com o mar impede que esses números sejam ainda maiores", diz Zaicovski.

Nesta sexta-feira (5), o cenário deve se repetir nas praias: sol forte, céu com poucas nuvens e pancadas de chuva rápidas e em regiões isoladas. "Mas é o último dia que isso ocorre. A partir do final de semana, deve retornar o clima quente, mas com mais nebulosidade", diz o meteorologista.

Para esta sexta-feira, o Simepar estima a máxima de 34°C e mínima de 21°C. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a probabilidade de chuva no litoral paranaense nesta sexta-feira (5) é baixa, de apenas 5%.

Interatividade

E você, leitor, conte a sua receita para suportar o calor? Comente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]