• Carregando...
 | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

O Corpo de Bombeiros encontrou às 10h15 desta quinta-feira (25) o corpo do pescador Ademir Gonçalves, 53 anos, que caiu na Baía de Guaratuba na tarde de terça-feira (23) após o leme do barco em que estava quebrar. Com a confirmação da morte, este é o primeiro óbito registrado por afogamento na Operação Viva Verão 2008/2009.

Gonçalves foi localizado por um bombeiro de jet ski próximo da Ilha do Araçá, a 500 metros do local onde havia desaparecido. O corpo foi removido por um helicóptero até o quartel de Guaratuba, de onde seguiu para o IML de Paranaguá.

Segundo o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas do Corpo de Bombeiros, a temperatura alta da água fez com que o corpo submergisse antes do esperado. Em casos como este, normalmente a pessoa demora cerca de três dias para submergir se não estiver usando o colete salva-vidas.

Acidente

Jorge Luiz Agostinho, 48 anos, primo de Ademir, estava no barco no momento do acidente. Ele explicou que estava em pé na popa do barco e não viu o momento em que o leme quebrou. "Como o Ademir estava na proa, acabou caindo, mas eu só ouvi o barulho, quando virei ele já havia caído", contou.

Segundo Agostinho o motor do barco foi desligado, mas o vento forte dificultou o resgate antes de o pescador afundar. "Ele estava de sapatos e com o braço machucado, tentei ajudar com o remo. Não pulei na água porque iria me afogar também", afirma.

Neide da Graça Alves, 47 anos, ex-esposa de Ademir, contou que o pescador atuava na profissão desde os 15 anos e usava o mesmo barco há pelo menos dez anos. "Ele sempre conferia as condições do barco e conhecia bem esta região", lamenta.

Salvamentos

O Corpo de Bombeiros informou que foram realizados cerca de 119 salvamentos desde o começo da Operação Viva Verão, com 26 sendo princípios de afogamento. Nesta véspera de Natal (24), 25 salvamentos foram registrados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]