Durante algum tempo, os blogs foram diários virtuais. Mas não demorou muito para que eles passassem a render mais do que o desabafo de seus interlocutores. Os jornalistas foram os primeiros a transmitirem suas opiniões na blogosfera. Em seguida, outros profissionais também aderiram à moda literalmente.
As peculiaridades femininas, destacando a moda, ganharam os blogs. Era a redatora publicitária que fotografava o seu look de cada dia e postava no blog; aquele fotógrafo que sai pelas ruas fazendo imagens do street style do pessoal... Hoje, o mundo dos blogs de moda é dominado por jovens ainda desconhecidos que buscam ter abertura profissional e formar um networking gabaritado.
A lógica do meio é: se o profeta não vem, a montanha vai. É o que tem acontecido na prática. A juventude blogueira entendeu que o mercado de trabalho estava cada vez mais acirrado e, falando em Curitiba, praticamente fechado. Blogs como Mistura Fina, de Camilla Neves, e Rêve de Mode, de Jaqueline Carvalho e Karla Gironda, conseguiram emplacar mesmo neste contexto desvaforável. Eles surgiram como um espaço para as suas moderadoras na época estudantes mostrarem seus trabalhos e serem percebidas pelo mundo. "Eu não tinha pretensão com o blog. Queria mostrar os meus trabalhos de moda. Com o tempo percebi que os acessos cresciam. Com o aumento da visibilidade, hoje as empresas nos procuram", afirma Jaqueline. O blog das meninas é embaixador da marca francesa Lacoste em Curitiba e está atrelado a uma revista virtual.
A relações públicas Camilla sempre gostou de escrever e em 2007 criou o blog, mas afirma que não quer fazer dele sua fonte de renda. Fruto de uma geração em que trabalho é sinônimo de obrigação, ela reflete: "Não quero trabalhar para isso. Quero que seja algo prazeroso". Camilla trabalha em uma empresa e à noite ou nos fins de semana dedica seu tempo ao Mistura Fina. Assim é com a maioria dos blogueiros da área.
Seja hobby ou profissão, essas e outras meninas cheias de personalidade levam a sério a ocupação. Um grupo de blogueiras de Curitiba mantém um grupo que discute a credibilidade da informação. Elas discordam daqueles blogs amantes do Ctrl+c/ Ctrl+v (comados para copiar e colar) ou daqueles que estão na rede apenas para conseguir brindes, favores e convites especiais.
A produtora de moda Débora Santos, 22 anos, do blog Fashion Descontrol, afirma que Curitiba foi uma das primeiras cidades a discutir a postura dos blogs de moda frente ao leitor e desde então algumas coisas têm mudado: "Agora, os blogs de moda estão mais comprometidos, se propondo a buscar novidades", diz.
Exclusividade
Em 2009, o estudo Conect Mídia, do Ibope, mostrou que as pessoas se importavam mais com o conteúdo da informação do que com a fonte dela. Isso é nitidamente percebido pelas estatísticas dos blogs. Alguns deles (os mais independentes) atingem de seis a oito mil acessos únicos (contabilizados por IP) diariamente.
Entendendo isso, as blogueiras estão cada vez mais ligadas na busca por posts exclusivos, que realmente agreguem algo a quem está acompanhando o blog. A comunicóloga Bárbara Alcântara, 24 anos, ao lado das irmãs Débora e Júlia, está a frente do Tudo Orna e vai atrás de "furos", com o objetivo de tornar o blog um referencial no assunto. Bárbara reconhece que a caminhada está no começo e revela que sua inspiração é o blog da francesa Betty (www.leblogdebetty.com). Vale a dica.
Lado H
Moda é multicolorida e multifacetada. Não seria justo restringi-la a meninas estilosas. O editor-chefe do e-vod André Rosas, 19 anos, encarou o desafio de mudar esse esteriótipo cultural de que moda não é para homem. "Eu quero mudar isso. Busco referenciais para falar de assuntos que não fazem parte do meu universo masculino." Rosas ainda é estudante de Jornalismo, mas nada o impede de se considerar um empreendedor. Percebendo que sua linguagem não se encaixava nos veículos que havia trabalhado, resolveu fundar o seu próprio espaço. O rapaz comenta que o blog ainda não dá lucro, mas o que é recompensador é o reconhecimento do seu trabalho, os contatos que já fez e as inúmeras coberturas que pode realizar.
Ferramentas
A tecnologia é a melhor amiga de qualquer pessoa que queira fazer parte da rede. Os blogueiros citados nessa matéria não desgrudam de seus smartphones, câmeras digitais, filmadoras e notebooks. O kit básico para se comunicar, a qualquer hora e de qualquer lugar, com o mundo.