• Carregando...
Aplicativo Bombeiros do Paraná indica postos com guarda-vidas, as condições do mar e o Boletim de Balneabilidade. | Corpo de Bombeiros/
Aplicativo Bombeiros do Paraná indica postos com guarda-vidas, as condições do mar e o Boletim de Balneabilidade.| Foto: Corpo de Bombeiros/

O veranista tem uma ferramenta a mais para evitar afogamentos nas praias. Está em funcionamento desde sexta-feira (23) o aplicativo Bombeiros do Paraná, pelo qual é possível acompanhar em tempo real os postos com guarda-vidas, bem como as condições do mar e os boletins de balneabilidade.

A ferramente também traz telefones de emergência e a localização de todas as sedes dos Bombeiros no estado, além de informações de como precaver afogamentos e outros acidentes. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para o sistema Android e pode ser baixado gratuitamente no Google Play.

O chefe da comunicação dos Bombeiros, major Rafael Lorenzetto, explica que a intenção do aplicativo é melhorar o atendimento à população e, consequentemente, reduzir as estatísticas de afogamentos que, na maioria das vezes, ocorrem em trechos não monitorados pelos bombeiros. “Antes de sair de casa, o usuário pode conferir em quais praias há guarda-vidas. Ou seja, ele não vai precisar ir até a praia para conferir se o local realmente conta com guarda-vidas”, ressalta o major.

Para a temporada 2017, a corporação terá 89 postos de salvamento, todos monitorados em tempo real pelo aplicativo. Em todos eles estarão disponíveis as pulseirinhas de identificação para evitar que crianças se percam. “Onde houver um guarda-vidas vai ter pulserinha. Então o aplicativo também facilita a vida dos pais”, aponta Lorenzetto.

Além de alertar da presença de guarda-vidas, o sistema também vai emitir sinais de alerta aos veranistas quando o mar estiver revolto. “A ferramenta conta com informações alimentadas pelo Simepar e pela Defesa Civil em casos de tempestades, ressacas e outras situações que causem risco aos banhistas”, explica o major Lorenzetto.

A balneabilidade das praias, monitorada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), também será informada pelo aplicativo. A cada boletim emitido, os usuários do aplicativo poderão conferir quais pontos estão ou não próprios para o banho de mar.

Expansão

Inicialmente, o aplicativo, desenvolvido ao longo de quatro meses em parceria com o Laboratório de Programas de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), abrangerá apenas o litoral. Entretanto, afirma o major Lorenzetto, a intenção do Corpo de Bombeiro é expandir o monitoramento para outros pontos de banho no estado, como a bacia do Rio Paraná, na costa oeste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]