• Carregando...

Veja algumas precauções para evitar afogamentos

- Na praia, procure sempre nadar próximo de um posto de guarda-vidas.

- Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.

- Esteja atento para a sinalização das bandeiras nos postos dos bombeiros.

- Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.

- Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.

- Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.

- Fale com o guarda-vidas somente o necessário.

- A maioria dos que se afogam sabem nadar e julgam conhecer o local onde nadam. Não subestime os riscos no mar.

- Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria que podem puxar mar adentro.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Com as altas temperaturas e o bom tempo que tem feito nas praias, muitos veranistas se esquecem das recomendações do Corpo de Bombeiros e se arriscam ao nadar em locais proibidos. Foi o que aconteceu com um rapaz de 25 anos que se afogou no Rio Nhundiaquara, em Morretes, nas proximidades da Ponte Nova, no Centro da cidade, neste domingo (7). Segundo o Corpo de Bombeiros, o óbito ocorreu por volta das 11h40, e o corpo foi resgatado por volta das 13 horas.

Essa foi a décima morte por afogamento da temporada, sendo que no domingo passado (31 de janeiro) uma menina de seis anos também se afogou no Rio Nhundiaquara. No verão passado foram oito óbitos.

De acordo com o relações-públicas do Corpo de Bombeiros, tenente Leonardo Mendes dos Santos, a vítima se chamava Paulo Sérgio Coelho Hornon, era natural de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, e foi com a família para o Litoral. O rapaz nadava em um ponto do rio em que não há guarda-vidas, estava em uma região funda do Nhundiaquara e acabou se afogando.

O Rio Nhundiaquara tem uma extensão de 20 quilômetros e apenas no Porto de Cima há posto dos guarda-vidas. O afogamento aconteceu a 10 quilômetros do Porto de Cima.

Santos afirma que muitas pessoas se arriscam entrando nos rios sem a presença dos guarda-vidas e também ultrapassando os limites de segurança. "Provavelmente o rapaz de Colombo também não sabia nadar, pois não há correnteza naquele local e não é comum que haja mortes", afirma o tenente.

Uma criança de dez anos, moradora de Morretes, ainda tentou salvar a vítima. Entretanto, não conseguiu e quase se afogou. A criança foi levada para o Hospital e Maternidade de Morretes e não corre risco de morrer.

Dessa forma, o Corpo de Bombeiros reforça o alerta para que os veranistas entrem na água apenas nos locais e horários em que há guarda-vidas.

Outros afogamentos

Outros casos de afogamento aconteceram neste domingo. Em um deles, um homem de 62 anos foi resgatado do mar pelo Corpo de Bombeiros já sem sinais vitais. O incidente aconteceu na Praia Brava de Caiobá, nas proximidades do Rio Caiobá, por volta das 15 horas. A vítima foi levada para o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, onde teve que ser reanimada ao longo de quarenta minutos. Depois disso, foi transferida de helicóptero para o Hospital Regional de Paranaguá.

De acordo com o tenente Santos, o caso é grave e o homem corre risco de morrer. "O afogamento foi "grau 6", que é o mais grave na escala do Corpo do Bombeiros", explica o relações públicas da corporação.

Já em Guaratuba, um homem de 45 anos se afogou no Balneário Nereidas, por volta das 17 horas, e também estava em estado grave. Ele teve parada respiratória ("afogamento grau 5") e foi encaminhado para o Hospital Regional de Paranaguá.

Queda de cachoeira

Além disso, um homem de 39 anos caiu de uma cachoeira, no Salto do Tigre, em Matinhos, por volta das 14 horas deste domingo. Ele teve ferimentos na cabeça e na face. A vítima foi resgatada da trilha pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]