• Carregando...
Marguerita com borda crustada | Fotos: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Marguerita com borda crustada| Foto: Fotos: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
  • Daikiry de manga

Os drinques tradicionais estão de volta. Nos principais bares e restaurantes do Litoral paranaense, a carta de bebidas tem sido marcada por poucas inovações, mas muita criatividade. O que soa como contraditório pode ser lido de outra forma: os drinques-tendência da temporada são aqueles velhos conhecidos, mas com um toque a mais.

Quem define é Fire, barman do Porto Beach Fun, em Guaratuba. Conhecido apenas pelo apelido, Fire – fogo, em inglês – é um dos personagens mais simpáticos e populares do Litoral. Há 25 anos, ele roda bares de toda a América do Sul criando e conhecendo coquetéis. Nome completo? Essa é uma pergunta que ele se recusa veementemente a responder. "Nem adianta falar, as pessoas só vão me conhecer como Fire", dispara.

A Gazeta do Povo convidou o barman, uma das maiores referências na criação de drinques no Brasil, para elaborar as bebidas que serão destaque nesta temporada. Entre as escolhidas, coquetéis tradicionais – como o alexander e a marguerita –, mas com uma roupagem diferente, além do daikiry – bebida não tão tradicional –, com o inusitado sabor de manga.

"Essas bebidas são as campeãs de vendas. Tenho observado que os profissionais que as fazem estão apostando fortemente nelas, mas fugindo do comum. Sempre com um toquezinho a mais. E não só aqui, mas em vários estabelecimentos do Litoral", explica.

Entre as mudanças, o alexander, por exemplo, além do conhaque, licor de cacau e creme de leite, ganhou também leite condensado. "Com o leite, o sabor da bebida fica mais encorpado e reforça o doce", destaca Fire.

Já a marguerita passou a abusar de curaçau blue (licor feito à base de laranja), no lugar do curaçau incolor, como normalmente é feita. Além disso, o grande destaque são as bordas. A bebida ganha um toque a mais com a borda salgada. Para obtê-la, basta mergulhar a borda do copo gelado em um pouco de sal e limão. "Deve-se bebê-la ao mesmo tempo em que o sal é mascado. Essa é a borda que chamamos de crustada ", diz.

Inovação

Para este verão, o barman aposta também em algumas inovações. O daikiry de frutas é uma delas. Tradicionalmente, esta bebida é feita com suco de limão. Porém, este ano Fire começou a fazer com manga e morango. A base é a mesma: rum e suco de frutas. "No lugar do suco de limão entra o concentrado dessas outras frutas", diz. O sabor é suave e o nível alcoólico é baixo.

Degustação

Para sentir o sabor real dos drinques, o barman ensina um truque para ativar todas as notas dos ingredientes utilizados. Segundo ele, o gosto da bebida é sentido somente no segundo gole. "A pessoa deve tocar o céu da boca com a ponta da língua e esperar uns quatro ou cinco segundos nesse segundo gole. Isso vai fazê-la sentir todo o sabor de frutas e bebidas que compõem o drinque", diz.

* * * * * *

Receita 1 (foto 1)

Aprenda a fazer a marguerita com borda crustada:

Ingredientes

São necessárias três partes exatamente iguais de suco de limão, tequila e curaçau blue (o curaçau mais utilizado é o incolor).

Modo de preparo

Misture os ingredientes já gelados e bata por alguns segundos. Antes de colocar a bebida na taça, é necessário gelá-la para fazer a crustagem. Para isso, jogue algumas pedrinhas de gelo na taça, mexa, e retire-as em seguida. Mergulhe a borda da taça no sal. Uma dica é espremer algumas gotinhas de limão sobre o sal. O drinque deve ser bebido enquanto se mastiga o sal de sua borda.

Receita 2 (foto 2)

Confira a receita do daikiry de manga

Ingredientes

1 dose de rum prata

2/3 do copo de suco de manga Gelo

Açúcar a gosto

Modo de preparo

Misture o suco de manga e o rum ao gelo. Após mexer por alguns segundos, adicione o açúcar. Sirva a bebida em uma taça. Em sua borda, acrescente uma fruta. Com o daikiry de manga, as melhores combinações são cereja e abacaxi. O rum irá extrair o sabor da fruta e encorpar o gosto da bebida.

Fonte: Fire, barman e criador de bebidas do Porto Beach Fun, em Guaratuba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]