• Carregando...

Desaparecimentos e queimaduras

Não é só afogamento que movimenta o serviço dos guarda-vidas no Litoral do Paraná. Desde o início da Operação Verão, houve 291 registros de crianças perdidas nas praias do estado, sendo que 150 dos casos foram no período entre 28 de dezembro e esta quinta-feira. Por sorte, todas elas foram encontradas.

Queimaduras por águas-vivas também fazem parte do atendimento do Corpo de Bombeiros. No período foram 1.798 casos. Destes, dois foram mais graves porque as vítimas, possivelmente, apresentaram reação alérgica à toxina do animal.

O tenente Fernando Tratch explica que em casos de queimaduras por água-viva, a pessoa pode procurar um posto de salva-vidas para receber os primeiros atendimentos. "Se não tiver o popular vinagre, tem que lavar com água do mar, mas nunca com água doce", ressalta. Casos mais graves, em que a pessoa apresenta náusea, dor de cabeça e dificuldade para respirar, são encaminhados de imediato ao pronto-socorro mais próximo.

O corpo de um homem de 58 anos foi encontrado nas águas do Balneário Nereidas, em Guaratuba, por volta das 19 horas desta quarta-feira (1º), durante patrulhamento preventivo do Corpo de Bombeiros. O corpo de José Domiciano, que era morador de Curitiba, foi retirado da água em estado de parada cardiorrespiratória e não conseguiu sobreviver.

Segundo a corporação, o corpo foi encontrado a, aproximadamente, 500 metros adentro do mar. Além dos procedimentos de primeiros socorros realizados pelos guarda-vidas, a tripulação do helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná foi acionada a comparecer ao local com apoio médico. Foram feitas tentativas de reanimação, mas a vítima não resistiu.

O corpo do homem foi encaminhado ao Pronto Socorro de Guaratuba, de onde foi levado para o Instituto Médico Legal de Guaratuba.

O Corpo de Bombeiros disse que, diferentemente de outras ocorrências de afogamento, nesse caso não houve relato ou aviso aos guarda-vidas do incidente. Por isso, até então, não se sabe o local exato do afogamento nem quando isto aconteceu.

Balanço

Desde o início da Operação Verão no Paraná, no dia 20 de dezembro, o Corpo de Bombeiros já registrou três mortes por afogamento nas praias do estado. A primeira delas foi no dia 22 de dezembro, quando um homem foi resgatado em alto mar em estado grave. Ele foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu.

A segunda morte foi confirmada na véspera de Natal. No dia, um pescador localizou por volta das 3h40 o corpo de Leandro Moro, de 15 anos, que desapareceu no dia 22 de dezembro enquanto brincava com um amigo em uma praia de Pontal do Paraná. O corpo de Leandro estava próximo às pedras do rio do trapiche, a cerca de dois quilômetros de distância de onde havia entrado no mar.

No período entre 20 de dezembro até as 8 horas desta quinta-feira (2) o Corpo de Bombeiros havia realizado 282 resgates de vítimas em alto mar. Destes casos, em três deles as vítimas continuam internadas em estado grava na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Paranaguá. Uma das vítimas é um homem que se afogou na véspera de Ano Novo. Quando salvo pela corporação, ele já estava há dez minutos embaixo d'água, e foi encontrado já sem respiração.

No mesmo dia, outro homem se afogou em Matinhos. Ele foi levado de helicóptero para Paranaguá. O terceiro caso é de uma menina de 18 anos. O pulmão dela estava cheio de água, mas respirava quando foi retirada do mar, nesta quarta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]