Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cabelos

Liberte os fios nesta estação

As flores dão um toque romântico ao visual do verão | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
As flores dão um toque romântico ao visual do verão (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)
Veja como combinar o corte de cabelo com o formato do rosto, para valorizar o visual |

1 de 1

Veja como combinar o corte de cabelo com o formato do rosto, para valorizar o visual

Deixe de lado o secador, a chapinha e o prendedor de cabelos. A grande promessa para esta temporada são os cabelos leves, ondulados e com mais volume. Sejam compridos, médios ou curtos, estão em alta os cortes repicados, que garantem mais movimento e luminosidade ao rosto feminino.

O ondulado dos anos 1980 voltou. "As mulheres podem começar a tirar os velhos difusores (peça do secador que espalha o ar) do fundo do baú. O enrolado veio para ficar", afirma a consultora de moda Celinha Buschle, do Centro Europeu. Os cachos não são tão definidos e quanto mais natural parecer o cabelo, mais moderno será o visual.

As franjas, tão usadas no inverno, continuam em alta. Nos cabelos curtos aparecem bem grandes e penteadas para o lado. "Como as de Lara, personagem de Mariana Ximenes na novela A Favorita", comenta. Elas compõem o visual do corte com comprimento médio e longo e, nesse caso, o limite são as sobrancelhas.

Coloridos

De acordo com Celinha, a cor dos cabelos também acompanha a leveza dos cortes. "Os tons acobreados, dourados e principalmente as nuances de bege estão com tudo". A coloração dos fios não é homogênea, as mechas com até três tons vão aparecer bastante. "É legal porque o cabelo fica personalizado, com a cara de cada um. Para não errar, o importante é que as cores estejam harmonizadas", alerta Celina. O cabeleireiro do salão Torriton Taunay, em Curitiba, Auro Ottoni, lembra que as raízes escuras com as pontas claras (técnica chamada californiana) permanecem valorizadas.

Acessórios

Para enfeitar os cabelos, abuse das fitas, lenços amarrados, faixas, arcos e laços. "Os acessórios do tipo ‘feito em casa’ estão com tudo. O mesmo vale para os que têm um apelo sustentável", indica a consultora de moda. As flores aparecem em seda, veludo e crochê, e dão um toque romântico ao visual das mulheres modernas.

Tratamentos que recuperam e até salvam

O verão pode pegar pesado com os cabelos. Nessa época do ano os fios ficam mais expostos aos chamados poluentes ambientais. De acordo com a médica especializada em estética Adriana Schmidt, o cloro e o sal são as maiores ameaças. "Eles retiram todo o óleo natural. E isso pode deixar os cabelos secos, sem brilho e com pontas duplas", explica. Para minimizar esses efeitos, ela indica o uso de xampus anti-resíduos e condicionadores enriquecidos com proteínas.

A luz do sol também pode ser um agente perigoso. "Os raios UVA e UVB penetram na cutícula dos fios e o resultado é o comprometimento da elasticidade e da força. Quebram-se também os pigmentos dos cabelos e o resultado são fios mais claros", explica Adriana. Para evitar o estrago, são indicados xampus e condicionadores com filtro solar. Produtos naturais que contenham ervas restaurantes como aloe vera, calêndula, camomila e henna são recomendados principalmente para quem utiliza secador com freqüência ou tem o hábito de fazer alisamento ou permanente.

Para os cabelos extremamente danificados, Adriana sugere os banhos nutritivos semanais com cremes sem enxágüe à base de óleo. "Um condicionador que permanece nos cabelos durante a exposição do sol pode prevenir os danos. Além, é claro, do uso de chapéus ou bonés", recomenda.

* * * * *

Créditos

Modelo: Patrícia Backes.

Produção: Namix.

Cabelo: Auro Ottoni.

Maquiagem: Fernanda Melo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.