• Carregando...
Equipamento em Caiobá: atualização do clima em tempo real no site do Simepar |
Equipamento em Caiobá: atualização do clima em tempo real no site do Simepar| Foto:

O Litoral do Paraná tem, a partir de hoje, uma estação meteorológica móvel que vai circular pelas cidades costeiras. Com a instalação do equipamento, que será monitorado pelo Instituto Meteo­­rológico Simepar e vai funcionar durante a Operação Verão, será possível acompanhar as condições do clima na região e evitar danos maiores em possíveis desastres ambientais, como o que aconteceu em março de 2011 nas cidades litorâneas.A estação meteorológica móvel possui sensores para avaliar as condições de umidade relativa do ar, pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e velocidade e direção dos ventos. Flávio Deppe, pesquisador e coordenador de projetos do Simepar, explica que o equipamento tem uma placa de captação de energia solar que facilita a utilização da estação em qualquer lugar do Litoral, sem a necessidade de energia elétrica. "Os dados da estação serão transmitidos em tempo real, com intervalos de 15 minutos de atualização".

O equipamento, a princípio, ficará na praia brava de Caiobá, em Matinhos, próximo a tenda da Sanepar. A equipe do Simepar ainda não definiu como e quando será feito o translado do equipamento. "Mas sempre que necessário ele será transferido para áreas que apresentarem alterações climáticas que possam afetar a população", explica Deppe.

Na internet

As atualizações da estação móvel estarão disponíveis no site do Simepar na internet, no endereço www.simepar.br/verao. Ao entrar na página, o internauta deve clicar no link mapa de estações, que mostrará um mapa do Litoral do Paraná. O ícone verde na cidade de Matinhos representa a localização do equipamento. Os demais mostram outras estações pluviométricas e meteorológicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]