• Carregando...
Em Matinhos a temperatura ficou na casa dos 30 graus, o que deixou as praias lotadas | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Em Matinhos a temperatura ficou na casa dos 30 graus, o que deixou as praias lotadas| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Matinhos - O dia de ontem foi de recorde de temperatura nas praias do Paraná neste verão, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. A maior temperatura registrada durante todo o dia foi de 35,5 O C, na cidade de Antonina, por volta das 13 horas. A marca foi 2,4 O C abaixo da maior temperatura do ano – 37,9 O C, em 11 de janeiro. Logo pela manhã, os termômetros já marcavam 30 O C em Guaratuba, e no decorrer do dia foram registrados 34 O C. A previsão é que o tempo permaneça quente até amanhã.

O tempo bom e o calor animaram os veranistas que já estão nas praias para passar a virada do ano. "Está muito gostoso. Para as férias, tempo ruim não dá. Estamos com sorte", diz Maria Angélica Casagrande, 28 anos, auxiliar administrativo. Ela, uma amiga e a mãe chegaram de Curitiba no dia 25 de dezembro e pretendem ficar até 11 de janeiro. Também em Matinhos, desde o dia 26, a técnica em radiologia, Cassiane Assena, 27 anos, aproveitou o dia de céu aberto para curtir a praia com o filho de 8 meses, Alexandre Assena.

Pela manhã, o número de banhistas já era alto. A advogada Maria de Lurdes Canavia, 33 anos, estava desde cedo debaixo do sol. "Cheguei na sexta-feira passada e só vou embora na próxima segunda-feira. Estou tendo sorte. Só peguei dias bonitos até agora."

Desde o início desta temporada, as temperaturas elevadas têm marcado presença nas praias paranaenses. O último fim de semana foi de calor e de muito movimento. As praias, ruas, restaurantes e bares do Litoral ficaram lotados.

O tempo bom se traduziu em trabalho para os salva-vidas – até o último domingo, dia 19 de dezembro, foram realizados 335 salvamentos no mar. No mesmo período do ano passado, foram 98 casos. "Em 2007 a temporada começou com dez dias de chuva. Já essa, começou com praias cheias por conta do sol, o que gera mais trabalho aos salva-vidas", diz o tenente Leonardo Mendes dos Santos. O tempo estável se refletiu também no comércio. Segundo a Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Casas Noturnas, Prestadores de Serviço do Litoral Paranaense (Assindilitoral), os hotéis tiveram 60% a mais de procura, em relação ao verão passado.

Previsão de chuva para a virada do ano

O tempo bom e o calor, no entanto, devem permanecer apenas até amanhã. A previsão para o ferido de réveillon é de tempo instável e céu parcialmente nublado com pancadas de chuva em alguns períodos do dia. De acordo com o Simepar, uma frente fria avança pelo Oceano Atlântico e deve trazer instabilidade a todo o estado. Chove rápido hoje à noite e a temperatura mínima deverá ser de 21 O C. Amanhã, o sol aparece com muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva à tarde, podendo chover na noite da virada. As temperaturas não passam dos 28 O C. No primeiro dia do ano, chove durante o dia e a noite e as temperaturas podem cair um pouco. Nos dias seguintes, o tempo segue nublado com temperaturas que variam entre 20 e 25 O C. Para a temporada de verão, a expectativa do Simepar é de temperaturas altas, sol durante o dia e muita chuva no fim de tarde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]