i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Carnaval

Motoristas devem evitar viajar nos horários de pico no feriado de carnaval

Veranista deve escolher horários alternativos para fugir dos engarrafamentos nas estradas

  • PorFernanda Leitóles
  • 18/02/2009 13:20

Trafegue com segurança

A PRE fará operações especiais durante o carnaval para coibir infrações de trânsito e tentar reduzir o número de acidentes. A orientação é para que o condutor:

- Faça a revisão do veículo antes de pegar a estrada.

- Não faça ultrapassagens perigosas.

- Não esqueça de levar os seus documentos e os do veículo.

- Respeite os limites de velocidade.

- Não beba antes de dirigir.

As praias que dão acesso ao Litoral do Paraná terão fluxo intenso a partir de sexta-feira (20), início do carnaval. A previsão da Ecovia - concessionária de pedágio que administra o trecho entre Curitiba e Paranaguá - é de que o pico do movimento na BR-277 seja entre 17 e 21 horas. No sábado (21) o fluxo intenso deve se estender das 9 às 16 horas. No domingo (22) o período da manhã deve registrar o maior tráfego. Já a segunda-feira (23) deverá ter movimento normal.

A partir de terça-feira (24) começa a movimentação do retorno dos veranistas. O tráfego deve se intensificar por volta das 14 horas e continuar alto até 21 horas. Na terça de carnaval voltará a ocorrer a operação de inversão de tráfego da PR-407- que deixa a rodovia em mão única das 15 às 19 horas, para facilitar o retorno no sentido Curitiba.

Por isso a orientação da PRE é para que o motorista evite engarrafamentos, retorne durante a inversão. "Será impossível não encontrar movimento nas estradas. Mas, o condutor deve se programar para escolher os melhores horários", afirma o tenente Ivan Fonseca Filho, relações-públicas da PRE na Operação Verão.

Na quarta-feira de cinzas (25), a BR-277 terá fluxo intenso entre 10 e 20 horas, principalmente até o meio-dia. Cuidados

O tenente Fonseca Filho recomenda que os motoristas redobrem a atenção, pois durante o carnaval costumam acontecer muitos acidentes leves, nos quais há apenas danos materiais. "Nesses dias de fluxo intenso há maior risco de colisões traseiras, por isso é preciso ter muito cuidado e atenção", explica.

Além disso, o motorista deve preferir trafegar durante o dia porque a visibilidade é maior e o risco de acidentes é menor.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.