• Carregando...
A Banda de Guaratuba deve ser seguida neste ano por 300 a 400 mil foliões | Valterci Santos/Gazeta do Povo
A Banda de Guaratuba deve ser seguida neste ano por 300 a 400 mil foliões| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Os foliões terão alegria garantida ao longo dos mais de 90 quilômetros de praias e nas cidades da Baía de Paranaguá. Há diversas atrações com trios elétricos, escolas de samba e bandas de marchinhas. Casas de shows estão com o calendário cheio de novidades para os cinco dias de folia.

No sul do Litoral, em Matinhos, a segurança será reforçada por câmeras de monitoramento. A programação traz os tradicionais trios elétricos (que vão do balneário de Gaivotas até o de Rivieira), a Matinbanda no sábado e a Caiobanda no domingo.

Em Guaratuba a novidade é a mudança do local da festa, que agora será na Praia Central. A idéia é trazer de volta o carnaval de família à cidade. Na segunda-feira, há a tradicional Banda de Guaratuba. No Café Curaçao e no Porto Beach Fun, diversos shows são a opção para quem prefere festas fechadas.

Na região central, em Praia de Leste, a folia se concentra na Rua Baronesa do Cerro Azul, na esquina com o calçadão. No sábado o bloco Banho de Gato, trio elétrico e Banda Anauê sairão do Condomínio Ilha dos Corais (antigo Prive) às 21 horas em direção ao calçadão. "Haverá um caminhão pipa que vai jogar água nos foliões para esfriar o calor e animar ainda mais a brincadeira", diz o empresário Luiz Fernando Alvarez Costa, responsável pela programação. No domingo o bloco Arrastão das Gatas percorre o mesmo trajeto, com homens vestidos de mulheres. "Teremos uma banda tocando marchinhas e um concurso para eleger o melhor homem caracterizado", diz.

Um pouco mais ao sul das praias, em Santa Teresinha, bandas tocarão nos bares e restaurantes da Avenida Paraná. Em Ipanema tem som mecânico e dançarinos na Praça Central e, no domingo, baile infantil na Casa da Cultura. Na Casa de Bali, pagode e DJs nas noites de sábado e domingo. Em Shangri-lá, bandas e trios elétricos farão a folia dos veranistas.

Baía de Paranaguá

O tradicional carnaval de Antonina já não escolhe vencedores há dez anos, mas o clima de disputa continua permeando a cidade em fevereiro. Quem ganha com a festa é o folião, já que ela fica a cada ano mais bonita. Haverá coroação do rei e da rainha, desfile dos blocos folclóricos, das escolas de samba e baile infantil com trio elétrico. Na segunda-feira, homens vestidos de mulheres compõem o Desfile das Escandalosas. A segurança será feita pelo Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar, com apoio de profissionais contratados.

Outra cidade com tradição de samba é a portuária Paranaguá. Depois de 11 anos, o desfile volta a acontecer na antiga Estação Ferroviária, com o tema Alegria no Coração da Cidade. As escolas divididas em dois grupos e os blocos carnavalescos começam a desfilar neste fim de semana, mas desde o dia 15 já há marchinhas tamborilando pela cidade. Hoje tem o Baile do Vermelho e Preto no Clube Seletinho, às 23 horas.

Em Morretes a folia é de trios elétricos com bailes infantis e adultos. A banda Fama, de São Paulo, vai agitar a festa. Policiais militares, médicos e seguranças privados farão o apoio. Na infraestrutura, há 16 banheiros químicos e 8 tendas na praça de alimentação.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]