• Carregando...
Na escolinha de surf de Matinhos, meninos aprendem as técnicas do esporte para disputar campeonatos | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Na escolinha de surf de Matinhos, meninos aprendem as técnicas do esporte para disputar campeonatos| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

Sonho

Surfista voluntário treina meninos de Matinhos

Quando amanhece em Matinhos, um grupo de cinco meninos se encontra para surfar. Logo depois do alongamento, saem correndo para o mar. Enquanto isso, o surfista tetracampeão paranaense de long board Paulo Padaki começa a contar os pontos deles. É uma competição.

A ação faz parte do projeto Surf Treino, que incentiva a prática de surf por meninos de até 16 anos de idade que morem no litoral. A ideia do Paulo, que toca o projeto voluntariamente, é ajudar os meninos a entrar no mundo do surf profissional.

"Queremos passar para eles um pouco da experiência, explicar como eles precisam se comportar nas competições, como agir entre eles mesmos, mostrando que o esporte pode ser divertido também", explica Paulo.

"Surf não é só pegar a onda e ficar de pé, tem que entender, estudar a hora certa de fazer a manobra", diz Mateus Prado, de 15 anos, que começou a surfar há cerca de seis anos e agora conta com a ajuda de Paulo. "Eu gosto bastante de treinar", explica.

Quase lá

Depois de três anos em treinamento com cerca de dez meninos, o surfista paranaense Paulo Padaki conta que os primeiros frutos aparecem: os jovens começam a entrar em competições de diferentes categorias de base. Para servir de modelo, Padaki simula campeonatos com o grupo e avaliao desempenho de cada um no mar. "Queremos ajudá-los a entender como o surf profissional funciona."

Previsão

Segundo o Simepar, o tempo deve continuar bom até domingo. A máxima prevista para hoje, no litoral, é de 33°C. O domingo permanece quente, mas com maior possibilidade de chuvas.

Mapa da balneabilidade do litoral do Paraná na temporada 2013/2014

Confira quais pontos - dos 47 avaliados - estão próprios e impróprios para banho nas praias do PR e nos rios do litoral

Os veranistas devem evitar os banhos de mar nas praias de Encantadas, na Ilha do Mel, e Caieiras, em Guaratuba. O relatório de balneabilidade divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostra que os dois pontos do litoral paranaense, de um total de 42, estão impróprios para banho.

As praias apresentam concentração de bactérias Escherichia coli acima dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os coliformes fecais podem causar alergias na pele e problemas gástricos no caso de ingestão da água.

As amostras são coletadas pelo IAP às segundas e terças-feiras e os resultados valem por uma semana. Esse é o quinto boletim da temporada.

Rios

Além dos dois pontos de praia, três outros locais estão contaminados: Ponta da Pita, em Morretes e Antonina, e dois pontos do rio Nhundiaquara, também em Morretes e Antonina. Ao todo são cinco pontos de rio monitorados.

Bandeiras

As bandeiras instaladas nos pontos analisados orientam os veranistas. As vermelhas indicam água imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direita da sinalização, enquanto as azuis mostram que a água está própria para banho.

Praia cheia

Como o sol voltou a brilhar ontem, o movimento para o litoral paranaense aumentou. A Ecovia, concessionária responsável pelo trecho da BR-277 que liga Curitiba às praias, atingiu um movimento de 1.293 veículos por hora no sentido litoral, fluxo considerado alto.

A expectativa da Ecovia é de que 119 mil veículos circulem pela rodovia até segunda-feira. Hoje de manhã devem circular 1,5 mil carros por hora até litoral. Para o retorno, o maior pico deve ser no fim da tarde e na noite de domingo, com expectativa de 2,5 mil carros por hora.

O céu permaneceu nublado durante a maior parte da semana e o sol de ontem levou os veranistas de volta para a areia. A estudante de administração de Curitiba Carla Rodrigues conta que veio para a praia durante vários dias da semana à espera do sol. "Assim a praia fica até mais bonita", conta Carla.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]