• Carregando...
A designer Flávia Carolina Zinher, de 20 anos, aproveita para por a corrida em dia |
A designer Flávia Carolina Zinher, de 20 anos, aproveita para por a corrida em dia| Foto:

Em ação

Veja as opções de eventos esportivos para os próximos dias no Litoral paranaense:

Matinhos

Futevôlei, futebol de areia, vôlei e ginástica

Local: Praia Brava de Caiobá no sentido da Rua Londrina

De 7 de janeiro a 12 de fevereiro

Horário: 9h às 12h e das 16h às 20h.

Informações: (41) 3971-6014 e www.matinhos.pr.gov.br

Guaratuba

Arena Coca-Cola

- Atividades esportivas e shows Coca-Cola com destaque para um escorregador gigante – de 10 metros de altura com uma inclinação de quase 90 graus instalado na beira da praia – e para o BolhaBol, um jogo de futebol onde os participantes ficam dentro de bolhas gigantes.

Local: Praia Central de Guaratuba

Aos finais de semana entre os dias 7 de janeiro a 5 de fevereiro

  • Tiago Mergener e sua irmã Louise: vôlei, futevôlei e, agora, o frescobol diário

Além do merecido descanso, os dias de sol no Litoral são um convite para a prática de esportes ou de atividades físicas que muitas vezes ficam fora da rotina da vida nas cidades.

O momento também é propício para quem já é fã de atividades físicas, mas que, na correria entre trabalho e estudo, não pode se dedicar da maneira que gostaria.

Os irmãos Tiago Mergener, 23 anos, e Louise Mergener, 18, vieram de Marechal Cândido Ron­­don, no oeste do Paraná, para Matinhos. Eles já praticaram vôlei e futevôlei nas areias da praia, agora jogam frescobol diariamente. Junto com a dupla, a prima Helidyane Maia, 24 anos, também se arrisca a praticar ou pelo menos a brincar um pouco.

Os três intercalam o esporte com banhos de mar e algumas horas de bronzeado. Apesar de não serem praticantes de esporte, eles tentam mostrar estilo e jogadas ousadas enquanto estão na praia. "A habilidade não ajuda muito, mas é divertido", diz Louise. Eles escolheram a praia brava de Caiobá, em Matinhos, para as partidas amadoras.

Lotação

As calçadas da orla também ficam lotadas de praticantes de esportes, principalmente de corredores amadores. Alguns deles praticam o esporte faz algum tempo, como a designer Flávia Carolina Zinher, 20 anos. Curi­­tibana, ela encontra nos dias de folga no Litoral uma boa oportunidade de se dedicar mais às corridas. "Em Curitiba, por causa do trabalho, pratico uma hora por dia de caminhada – aqui consigo correr mais".

Ela, que aos 16 iniciou nas corridas, se prepara horas antes para a marcha pelo calçadão de Matinhos: come uma fruta, faz alongamentos e não dispensa os líquidos para manter a hidratação. Ela também está atenta a qual roupa usar no trajeto. "Uso uma de tecido bem leve e tênis com solado firme", diz.

Cuidados

Tanto para quem pratica esportes quanto para aqueles que querem apenas se divertir, alguns cuidados são fundamentais para não ter problemas musculares.

O coordenador da Academia Corpus, Luciano do Valle, recomenda que a rotina de exercícios do restante do ano não seja meramente transposta para a temporada, considerado um excelente momento para até mesmo diminuir o ritmo dos exercícios. "Um tempo de moderação ajuda a pessoa a evoluir mais tarde, quando ela voltar à rotina".

No caso de quem procura mais a diversão, Valle detalha recomendações básicas: hidratação, atenção com o horário da prática de exercícios, alongamento e comedimento. "Dedica­­ção total sem preparação pode causar lesões", alerta.

* * * * *

Interatividade

Você costuma praticar esportes ou atividades físicas na praia? Conte o que você mais gosta de fazer?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]