• Carregando...
Folião precisa ter cuidado com os ouvidos quando for seguir os trios elétricos | Valterci Santos / Gazeta do Povo
Folião precisa ter cuidado com os ouvidos quando for seguir os trios elétricos| Foto: Valterci Santos / Gazeta do Povo

Quem for curtir o Carnaval nas praias do Paraná atrás dos trios elétricos precisa ter cuidado com os ouvidos. A exposição prolongada aos ruídos intensos pode causar problemas como lesões temporárias, a necessidade de utilizar de aparelhos auditivos e até mesmo a perda irreversível de audição.

O médico Gustavo Nogueira, preceptor do serviço de otorrinolaringologia do Hospital Evangélico, explica que é possível haver lesões quando os ouvidos ficam expostos a ruídos acima de 50 decibeis por um período prolongado. O volume dos trios elétricos é de 130 decibeis, em média. "É quase três vezes o limite. O risco é grande", afirma Nogueira.

Após esse tipo de exposição, o sintoma mais comum é o zumbido permanente nos ouvidos. Já nos casos lesões mais agudas, ocorre o deslocamento dos ossículos do sistema auditivo. Para resolver o problema é necessário realizar uma cirurgia. O folião pode ter ainda edema no tímpano, e terá que fazer tratamento com corticóides. Se os ruídos intensos provocarem lesão no nervo, a pessoa poderá ter que utilizar aparelho auditivo e, em algumas situações, a perda da audição é irreversível.

"O veranista não precisa deixar de pular Carnaval. Mas tem que ter consciência dos cuidados que deve tomar e dos riscos que corre", afirma. Além de ficar longe das caixas do som, a pessoa pode utilizar um tampão para diminuir o impacto dos ruídos.

Outra sugestão do médico é de que o veranista que vai seguir os trios faça pausas para descansar os ouvidos. A cada duas horas de exposição ao som alto, a pessoa deve se retirar para um local silencioso e permanecer por vinte minutos. Caso a pessoa sinta desconforto ou problemas nos ouvidos deve procurar um otorrinolaringologista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]