• Carregando...
Muitos veranistas estão achando a água do mar mais quente que em outras temporadas | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Muitos veranistas estão achando a água do mar mais quente que em outras temporadas| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O calor registrado nas praias do Paraná nos últimos dias pode ser sentido mesmo durante o banho de mar, segundo veranistas. Alguns reclamam que as águas do mar estão mais quentes que em temporadas passadas, apesar das medições apontarem que a temperatura é normal para essa época do ano.

Um deles é o controlador de qualidade Sávio Ernandini, que veio de Porto Alegre e aproveita a Praia Brava de Caiobá com a família. "Venho ao Litoral paranaense há 10 anos e a água parece estar mais quente do que em outros anos. Mas não sei se é só impressão", diz.

Segundo o Centro de Estudos do Mar (Cem) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a temperatura da água do mar está no mesmo patamar do que em anos anteriores. Nesta temporada, está oscilando entre 27ºC e 28ºC. O normal varia entre 25ºC e 29ºC.

A explicação pode estar na maior incidência de raios solares na área que os veranistas usam, de acordo com o oceanógrafo do Cem Glauco Matheus Lopes, mestrando em Sistemas Costeiros Oceânicos. O local de banho tende a ter temperaturas mais altas porque o sol esquenta com maior facilidade a parte mais superficial da água.

Outro fator que contribuiu para elevar a temperatura é que quanto mais perto da costa, o mar é mais raso. O que esquenta mais rápido. "Se você encher uma piscina de 10 mil litros e um balde com um litro de água, o que irá aquecer primeiro? É a mesma comparação com água do mar", explica o oceanógrafo.

Mesmo com a sensação de que a água do mar está mais quente, Lopes afirma que não se trata do efeito de mudanças climáticas, pois isso ainda levará alguns anos para apresentar reflexos claros. "O que acontece é que quanto maior for a radiação solar, maior será a temperatura da água", afirma Lopes.

Enquanto isso, continua a discordância. Existem banhistas que dizem não sentir nada de diferente sobre a temperatura do mar. Essa é a opinião do professor universitário Renato Bochicchio, que veio de São Paulo e fica até domingo (7) em Caiobá. "A água do mar está até mais agradável que em outras temporadas. E não só nestes dias de calor. Era assim mesmo quando a chuva predominava", afirma.

Interatividade

Você acha que a temperatura da água do mar está mais elevada nesta temporada? Comente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]