• Carregando...
Orientação do IAP aos turistas é de que antes de ir a ilha verifique se a capacidade não está lotada | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Orientação do IAP aos turistas é de que antes de ir a ilha verifique se a capacidade não está lotada| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Veja as dicas para a preservação da ilha:

- Animais domésticos dos turistas não podem entrar na ilha. Já as pessoas que moram no local podem ter animais, mas para isso é preciso ter autorização do IAP;

- Não deixe lixo espalhado pela ilha. Recolha restos de comida, latas, canudos, entre outros materiais;

- Tenha cuidado com o cigarro. As bitucas podem causar incêndios;

- Não retire plantas e animais da ilha;

- Caminhe apenas nas trilhas;

- Orientações sobre o turismo na ilha serão dadas por funcionários da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), na chegada e também nos barcos que fazem a travessia até o local.

Fonte: IAP

Cerca de 60 toneladas de lixo foram retiradas da Ilha do Mel até segunda-feira (4) e o trabalho deve terminar apenas na quinta-feira (7), de acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O material deixado na ilha se trata de lixo doméstico e materiais recicláveis (garrafas, latas, canudos, entre outros) que foram abandonados pelos turistas entre 30 de dezembro e 3 de janeiro.

De acordo com o coordenador da Ilha do Mel, Reginato Bueno, a remoção do lixo está sendo feita apenas no período da tarde, pois pela manhã a maré estava alta e não era possível acessar os locais de depósito. Segundo Bueno, até quinta-feira (7) mais 20 toneladas devem ser retiradas da ilha. "A falta de conscientização ambiental de alguns turistas é preocupante", resume Bueno.

Para que o ecossistema da Ilha do Mel seja preservado, o IAP reforça a orientação para que os turistas não deixem lixo espalhado no local. Além disso, não se deve levar e nem retirar plantas e animais da ilha. "Cada um tem que se policiar e ter consciência do que não se deve fazer na ilha, que é uma área de preservação ambiental", afirma o coordenador da Ilha.

No dia 30 de dezembro a Ilha do Mel atingiu a lotação máxima, que é de cinco mil visitantes. De quinta-feira (31) até o sábado (2) a ilha continuou cheia, mas houve renovação de cerca de 1,2 mil pessoas por dia, segundo a estimativa do coordenador da ilha. Já no domingo o tempo nublado fez com que aproximadamente três dos cinco mil visitantes deixassem o local.

Fiscalização

Cinco barcos clandestinos foram flagrados pela Força Verde da Polícia Militar e pelo IAP fazendo travessia irregular para a Ilha do Mel na madrugada do dia 30 para o dia 31, quando a lotação já havia sido atingida. Os donos dos barcos foram notificados e os 200 visitantes foram levados novamente para o continente (confira quais os riscos da travessia clandestina para a Ilha).

Para não perder a viagem, o turista deve ligar para o telefone do terminal de embarque da Ilha do Mel, que fica em Pontal do Sul – (41 – 3455-1144), e verificar se existem vagas. Além disso, existem placas informativas na estrada que liga Paranaguá a Pontal do Paraná; e na que liga Matinhos a Pontal do Paraná sobre a lotação do local. A travessia é feita das 8 às 20 horas.

Além disso, houve duas prisões na Ilha do Mel no feriado de ano-novo, de acordo com a Força Verde. Um homem foi detido porque estava com 400 gramas de maconha. A segunda prisão que ocorreu no local foi de um homem que passou notas falsas de R$ 100 no comércio local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]