• Carregando...
O casal de Londrina Sérgio Roberto do Prado e Nadimar Andréa Paula, que encontraram um apartamento na última sexta-feira (26): "Foi uma loteria" | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
O casal de Londrina Sérgio Roberto do Prado e Nadimar Andréa Paula, que encontraram um apartamento na última sexta-feira (26): "Foi uma loteria"| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Veranistas que ainda não se programaram para passar a virada de ano no Litoral dependem agora da sorte para conseguir um local de hospedagem. A combinação de feriado prolongado com as tragédias em Santa Catarina elevaram o número de veranistas procurando o Litoral paranaense.

De acordo com o Assindilitoral –associação que representa bares restaurantes e hotéis do Litoral – houve 60% a mais de procura nos hotéis nesta temporada em relação ao mesmo período do ano passado. Nos hotéis consultados pela reportagem, já não há mais vagas até o dia 4 de janeiro.

Segundo Fábio Aguayo, superintendente do Sindilitoral, a procura foi reflexo da tragédia em Santa Catarina, combinada com um período de feriado prolongado. "Os locais mais procurados são as concentrações urbanas. Principalmente Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste e Ipanema", diz.

No Hotel Guaramar, em Guaratuba, desde o final de novembro já não existem mais quartos disponíveis até o dia 4 de janeiro. O gerente João Guilherme de Albuquerque explica que a procura foi bem maior que na temporada anterior. "No ano passado, as vagas se esgotaram apenas na semana anterior ao réveillon", diz.

O Hotel Brisa, em Pontal do Paraná, tem dados semelhantes. "Fechamos as reservas de fim de ano no começo de dezembro. Podemos dizer que a procura foi 30% maior", garante o gerente, Alisson Gomes. "Nesta época, era para termos pelo menos algumas unidades disponíveis. Acreditamos que o movimento tenha sido maior por este feriado ser prolongado e pelas enchente em Santa Catarina ter trazido mais turistas ao Paraná", avalia.

Imóveis

Com os imóveis o fenômeno tem sido semelhante. O corretor autônomo Fábio de Lima Farias, que atua nos municípios de Guaratuba e Matinhos, conta que praticamente nenhuma imobiliária está com estoque para locação. "O que sobraram foram aqueles imóveis em condições precárias ou com o preço muito elevado. É difícil fechar uma boa locação nessa semana", garante.

Mesmo na semana mais movimentada do fim de ano, o casal de Londrina Sérgio Roberto do Prado (32), operador de máquinas, e Nadimar Andréa Paula (31), secretária, conseguiu achar um dos poucos imóveis ainda disponíveis para locação. Na última sexta-feira (26), desceram a serra sem nada programado. "No mesmo dia encontramos um apartamento para locar em Matinhos. Foi uma loteria", diz Prado.

A família do representante comercial Moacir Guedes de Oliveira, de Engenheiro Beltrão, não teve a mesma sorte. No sábado (27) eles também desceram a serra sem lugar definido para ficar. Porém, não conseguiram encontrar imóvel onde pretendiam passar o fim do ano: Caiobá. "Ligamos para muitas imobiliárias e pousadas. Nenhuma tinha vaga. Tivemos que pegar uma casa precária localizada em uma região distante em Praia de Leste (Pontal do Paraná)", conta Oliveira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]