i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrevista

Vereadora acredita em motivação política e ideológica em piada machista do Porta dos Fundos

  • Brasília
  • 23/11/2020 15:57
  • Atualizado em 23/11/2020 às 21:15
Indiara Barbosa, 37 anos, foi a vereadora mais votada nas eleições de 2020, em Curitiba.
Indiara Barbosa, 37 anos, foi a vereadora mais votada nas eleições de 2020, em Curitiba.| Foto: Divulgação/Novo

Alvo de piadas machistas pelo canal Porta dos Fundos, a vereadora mais votada de Curitiba, Indiara Barbosa, do Partido Novo, acredita em motivações políticas e ideológicas por trás da publicação de vídeo que insinua, falsamente, seu sucesso nas urnas a favores sexuais.

“Acredito que sim, pois a crítica foi muito forte em relação ao partido e às ideias que ele representa. Criticaram a sociedade curitibana e o meu partido. De certa forma, há, sim, viés ideológico”, disse ela à Gazeta do Povo.

A vereadora afirma que vê a paródia como liberdade de expressão e que não pretende entrar com medidas judiciais contra o canal, mas que espera uma retratação por parte do Porta dos Fundos.

Procurada por e-mail, a produtora respondeu que "o grupo Porta dos Fundos comunica que a personagem Yollanda, que aparece na esquete "Yollanda Vereadora" publicada no canal do Youtube do grupo no último domingo (dia 22) de fato não é a recém eleita vereadora Indiara Barbosa. Yollanda é uma criação de ficção e humor. Ela existe há 9 anos e, dentro do seu universo, explora a sua sexualidade livremente. O Porta dos Fundos acredita que o Brasil precisa de mais mulheres em cargos públicos". O vídeo foi retirado do ar na noite de segunda-feira (23).

A produtora, porém, não explicou as alusões do vídeo a Curitiba, ao Partido Novo e ao resultado das eleições municipais na cidade.

Leia a entrevista com a vereadora a seguir:

O vídeo que está sendo repercutido amplamente nas redes sociais não a cita diretamente, embora fale em "vereadora mais votada em Curitiba", do partido Novo. Por que as pessoas teriam associado o personagem ao seu nome?

Vi o vídeo pela primeira vez quando alguém me marcou no Instagram. De início, eu estava tentando entender o que era aquilo, e logo vi que não tinha nada a ver comigo, embora citassem "a vereadora mais votada da cidade". Achei estranho, mas entendi que era uma sátira e estavam tirando sarro dos curitibanos e do partido. Pensei: "é só uma piada".

Mas as pessoas começaram a perguntar, nos comentários, se era verdade que eu tinha vazado nudes. Alguns disseram que "na cidade deles também tinha ocorrido algo semelhante". São pessoas que não me conhecem, não sabem nada a respeito da minha história, e que começaram a pensar se essa história toda era verdade, aquilo mesmo.

Eu acredito muito na liberdade de expressão e encarei aquele como um vídeo de humor. Não tem como fugir. Mas comecei a me preocupar em ter que me explicar.

A senhora sofreu algum tipo de episódio semelhante durante sua campanha? Você já acompanhou situações dessa natureza dentro do partido ou observou outras mulheres?

Eu acredito que essa é uma discussão necessária, porque muitas mulheres sofrem assédio, machismo, preconceito. Mas, no partido, eu nunca passei por situação assim. Inclusive, muitas mulheres foram eleitas pelo Novo: 34% de mulheres no Brasil todo e nas capitais, 73%. Isso revela que estamos conseguindo mudar o quadro, e a participação da mulher é fundamental. Isso vai melhorar a oportunidade de igualdade e tratamento, nós estamos conseguindo demonstrar isso na prática. Por isso estamos sofrendo ataques.

Não fui eleita por nenhum desses motivos [citados no vídeo]. Sou auditora contábil, trabalhei por 13 anos em uma multinacional e abri mão da minha carreira para entrar na política. Não adianta só reclamar de políticas e não se envolver, não fazer nada.

Eu já sabia que entrar na política não seria fácil, pois é um ambiente pouco receptivo. Mas esse tipo de situação nos deixa ainda mais fortes, mais motivados a mudar, não se abater com isso e melhorar a política.

As mulheres que estão na política sofrem assédio quase todos os dias nas redes sociais. Isso é meio padrão. A partir do momento em que você começa a ter vários seguidores, começa a ter esse tipo de assédio mais brando nas redes. No partido, por outro lado, isso nunca ocorreu, em hipótese alguma. Não passamos por esse tipo de situação. Elegemos duas mulheres justamente porque o tratamento dentro do partido é igual para com todos.

Qual o seu posicionamento com relação ao vídeo do Porta dos Fundos? E se não tivessem envolvido seu nome nisso, qual seria o seu posicionamento?

Acredito na liberdade de expressão, as pessoas têm que ser livres. Mas há essa questão do machismo velado. Temos essa cultura de associar o sucesso da mulher a qualquer outro motivo que não a competência dela. Ainda vemos isso.

O canal [Porta dos Fundos] diz, em algumas situações, defender as mulheres, e um dos principais personagens, o Fábio Porchat, tem um post em sua página incentivando as pessoas a votar em candidatas mulheres. Mas eles não se atentam para o fato de que estão reproduzindo um comportamento prejudicial às mulheres.

É um canal seguido por milhões de pessoas que não me conhecem. Isso me preocupa, e foi por isso que me posicionei e muitos outros se manifestaram em minha defesa.

Existe, em sua perspectiva, motivação política e ideológica por trás do vídeo?

Acredito que sim, pois a crítica foi muito forte em relação ao partido e às ideias que ele representa. Criticaram a sociedade curitibana e o meu partido. De certa forma, há, sim, viés ideológico.

Eu não era conhecida, mas ter sido a candidata mais votada incomoda estruturas da política tradicional, de certa maneira. Tudo isso talvez tenha relação.

A senhora vê isso como liberdade de expressão? Vai entrar com alguma medida judicial?

Estamos avaliando. Embora fosse uma personagem, estavam citando muitas características que me aproximaram da situação. Esclarecer melhor as coisas talvez supra esse problema de tentar denegrir a minha imagem, prejudicar a minha reputação.

Liberdade de expressão é isso. Muitas pessoas saíram em minha defesa, não seria motivo para censurar o canal. Eles têm que estar abertos para escutar e entender a gravidade do que eles fizeram e, em seguida, se retratarem.

MADELEINE LACSKO: Vídeo do Porta dos Fundos não é machista porque não existe machismo na esquerda

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luiz

    ± 0 minutos

    Essa "porta dos fundos" faz jus ao seu nome: é um c*

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      Erison

      24/11/2020 10:07:17

      Parabéns à Indiara Barbosa, com sua lucidez e aura diametralmente opostos ao desse Porta. O fato de esse Porta com seu 'humor' desabonador ter tantos seguidores mostra o rumo infeliz em que a nossa sociedade está seguindo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Antonio silva de castro

        24/11/2020 4:23:40

        Portas dos fundos não é comédia nem sátira é militância esquerdista covardemente travestida de arte!!! Pura **** !!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Claudia Aguiar de Siqueira

          24/11/2020 4:05:45

          Moça muito sensata, equilibrada, o oposto dos Portas, que perderam a mão faz muito tempo, o que é terrível para quem pretende fazer humor. Certamente o caminho que eles vêm adotando não ajuda em nada.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            RGB

            23/11/2020 22:09:00

            Parabens a vereadora pela postura equilibrada e sensatez adotadas frente a tamanha grosseria cometida por estes inescrupulosos “humoristas” Que de humoristas nao tem é nada.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              CESAR CAVALLI SABBAGA

              23/11/2020 21:53:20

              Vou repetir meu comentário porque ele não apareceu. Vou ser mais brando, apesar de não considerar que tenha tido qualquer viés ofensivo. Disse que os xxxxxxx da porta dos fundos utilizam de maneira equivocada a liberdade da imprensa e o direito de opinião. Ofendem gratuitamente pessoas que nem conhecem. Pena que esta liberdade de expressão não seja universal. Pelo menos para mim não foi.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • Z

                Zyss

                23/11/2020 21:35:43

                E aí gazetinha. Vai se preocupar só com esse piada aí ou vai reportar o caso do estupro envolvendo o filho da Katia Abreu?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Eduardo Sol

                  23/11/2020 21:28:04

                  Ela deveria processá-los

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • Z

                    Zyss

                    23/11/2020 21:27:09

                    Parem com essa negócio de processo. O judiciário não funciona justamente por essas causas inúteis e dinheristas.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • Z

                      Zyss

                      23/11/2020 21:25:57

                      Mi-mi-mi da pohhhaa... Ganhou e agora se prepare pare exercer o seu mandato. Isso prova que é mais do mesmo. Se fosse uma liberal de verdade diria que não ligava para esse tipo de piada. Liberal é amoral e só pensa em dinheiro (economia).

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Eduardo Sol

                        23/11/2020 21:11:37

                        Deveria sim processá-los. Ganharia fácil. Mas aí daria palco para esses machistas do "bem"

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          JOSÉ KRUPA

                          23/11/2020 20:56:39

                          O nome desse grupo já diz tudo: Porta dos FUNDOS.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Afonso Celso Frega Beraldi

                            23/11/2020 20:30:27

                            Indiara, vai em frente. Os globalistas e serviçais do metacapitalismo tipo "porta dos fundos" não atingem ninguém de boa índole. São os excrementos da história recente do Brasil, encabeçada pelo asqueroso Adnet que tem a cloaca como sua boca.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              josewammes1@hotmail.com

                              23/11/2020 20:29:51

                              mimimi.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • B

                                BANESTADO

                                23/11/2020 20:17:08

                                Entra no STF. PEDINDO O BLOQUEIO POR TEMPO INTERMIDADO DESSE BANDIDOIS, E MAIS INDENIZAÇÃO POR ABALO MORAL

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • B

                                  bombastus

                                  23/11/2020 20:18:23

                                  Seria bom, mas o STF parece que só age quando a imprensa os expõe. Lembra da Crusoé. Mas pode tentar. seria divertido ver o despacho deles.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • B

                                bombastus

                                23/11/2020 20:13:46

                                Os auto proclamados esquerdistas, também auto intitulados intelectuais e artistas, são na verdade um bando de hipócritas, pois para eles, só a opinião deles e o que fazem é correto; o que os outros fazem é preconceito, machismo, nazismo, fascismo, etc, entre outros nomes que, no fundo, eles não sabem o significado. Ao final das contas, fazem o mesmo que criticam. Ignorância e cinismo total. Nazistas e fascistas são eles. Coiós.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • W

                                  WILSON MUGNAINI

                                  23/11/2020 20:11:57

                                  A respeito, apenas a frase célebre de um JORNALISTA (e não jornalista), que inclusive tem um prêmio que leva o seu nome: "Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma" O que esperar de uma imprensa ideologicamente comprometida? A vereadora foi vilipendiada, atacada... Onde está a grande imprensa nacional?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • M

                                    MARCOS LEFEVRE

                                    23/11/2020 21:11:41

                                    Quase toda dominada, infelizmente. Bom que aqui no PAraná temos a Gazeta do Povo.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • B

                                    BANESTADO

                                    23/11/2020 20:18:30

                                    Assino em baixo:

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Luís Fernando Gasparoto

                                  23/11/2020 20:07:38

                                  Apenas corrigindo, isto não é liberdade de expressão, as pessoas estão confundindo demais e transformando ataques a liberdade de expressão. Isto é um ataque, assim como os que realizam a todos os cristãos quando criam grande parte de seus conteúdos. Cadê o tal do SleepGiants para boicotar o tal do porta? ah... eles não são de direita né?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    CLEUSA

                                    23/11/2020 19:59:41

                                    A vereadora deve processar sim esse bando de desocupados .Desde quando atacar a reputação de uma pessoa é arte?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Carlos

                                      23/11/2020 19:42:01

                                      Pois é, para estes supostos trabalhadores da arte , não vale o questionamento sobre este caso. Onde estão as defensoras dos direitos das mulheres , dos direitos humanos e todos hipocritas mais que a mídia em geral da suporte, aliás onde estão senhores jornalistas defensores das causas sociais Este país tem que se auto limpar da hipocrisia, pois o que este grupo pseudo humorista fez é uma vergonha.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • N

                                        NIVEA

                                        23/11/2020 19:32:15

                                        pra esses cariocas corruptos e incompetentes, lhes incomoda ver a seriedade do sul. vereadora não valorize o que não tem valor. ignore

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          Danielle

                                          23/11/2020 19:28:07

                                          A mídia não deveria dar nenhum crédito para esses recalcados! Quanto mais idiotas eles são, mais aparecem! Mesmo não gostando, o povo vai ver o vídeo e com isso eles ganham popularidade! Deveriam ser ignorados sempre!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.