• Carregando...

Serviço

As farmácias e drogarias que suspeitarem de irregularidades em qualquer tipo de receita devem entrar em contato com a Ouvidoria do SUS no Paraná. O telefone é 0800-644-4414.

A Vigilância Sanitária do Paraná apreendeu nesta quinta-feira (6) 400 receitas falsas de medicamentos controlados em um hospital de Guarapuava, região central do Paraná. O documento é obrigatório para a liberação de remédios de tarja preta e a emissão é exclusiva do governo.

A Notificação de Receita A – Amarela (NRA) é preenchida pelo médico, juntamente com uma receita simples, quando ele prescreve um medicamento controlado. A receita comum fica com o paciente e a NRA é retida na farmácia para controle.

As NRAs originais têm codificação sequencial, controlada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e envolve letras e números superiores a 100 mil. As falsas vão de 1 a 500.

De acordo com texto publicado na agência de notícias do governo estadual, a gráfica que produziu os documentos falsos informou que a emissão ocorreu em 2010 e que foram 500 unidades. Segundo o texto, o hospital não soube precisar o destino das 100 receitas que não foram encontradas, por isso a Secretaria de Saúde alerta farmácias e pacientes da região central sobre a circulação desses documentos.

O caso será investigado pela Delegacia de Guarapuava. Segundo o diretor da 5.ª Regional de Saúde, Vinicius Traiano, "ainda não há como saber se houve má-fé do hospital ou da gráfica onde foram encontrados os blocos do documento falso", diz o texto publicado na agência do governo.

O controle rígido desses medicamentos é feito em razão do alto índice de dependência física e psíquica dessas substâncias, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. O comércio irregular de remédios controlados pode ser configurado como tráfico de drogas, além da infração sanitária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]